Panetone

(Ciclo Básico ou Doce)

Tamanho: 600gr

1 Copo de água com 1 ovo (240 ml)(coloque o ovo dentro do copo e complete o copo com água)
3 Colheres de sopa de margarina
1 e ½ Colher de chá de sal
6 Colheres de sopa de açúcar
1 e ½ Colher de chá de essência de panetone ou baunilha com raspas de laranja e/ou limão
4 Colheres de chá de leite em pó
3 Copos de farinha de trigo especial (720 ml)
2 Colheres de chá de fermento biológico seco
½ Copo de passas de uva (esperar pelo bip)
½ copo de frutas cristalizadas (esperar pelo bip)

Retirar a forma de assar de dentro da máquina de pão e adicionar todos os ingredientes na ordem acima exceto as passas de uva e as frutas cristalizadas. (Eu misturei as passas e as frutas somente depois do bip, mas antes as passei na farinha, recomendo). Recolocar a forma de assar na máquina de pão. Selecionar o tamanho do pão, a cor da casca e o ciclo recomendado. Fechar a tampa e pressionar o botão Iniciar. O bip da máquina de pão aciona aproximadamente 40 minutos depois de ligada. Depois de acionado o bip, abrir a tampa, adicionar as passas de uva e as frutas cristalizadas e fechar a tampa novamente. A Máquina de Pão continuará o processo de preparo do panetone, depois de pronto aguarde esfriar totalmente antes de embalar.

Dica: A empresa MIX tem um "Preparado para Panetone" que é muito bom e deixa o panetone desfiando e úmido, também existe de outras marcas. (Veja Aqui)


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

114 comentários:

  1. oi mauricio. tudo bem? meu nome é cristiane e acabei de comprar uma maquina de pão. fiz o pão dois pães simples e tentei fazer dois complexos. os simples deram certo... os especiais, não não não... =(
    eu tentei fazer este panetone e fiz tudo na risca da receita, mas a massa não cresceu. eu sei que é dificil pra vc me dizer o motivo, mas seŕa q há algum motivo possivel? eu achei q a massa estava meio molenguinha no inicio e pus mais uma colher de farinha de trigo. eu tenho inclusive uma dúvida... abrir a tampa pra por as frutas não atrapalha o processo? sei lá... pergunto pq o outro pão foi o de banana com chocolate. e ele não cresceu mesmo! necas.
    outra duvida é sobre o fermento. comprei o pacotinho. e sempre sobram duas colheres. eu devo descartá-lo ou ainda é possivel usa-lo, guardando em geladeira ou coisa parecida.
    olha, desde já agradeço um monte por me escutar e ajudar. um bjo grande! o blog é otimo!

    ResponderExcluir
  2. Olá Cristiane, parabéns pela nova aquisição. Sobre o crescimento do seu pão, acredito que seja devido ao fermento que está usando, sinceramente os fermentos biológicos secos de pacotinhos pequenos não são bons, só o da Fleischmann que presta, e no caso de pães doces eles tem até um específico para massas doces, é igualzinho, porém mais potente, pois pães que levam mais açúcar tem o crescimento retardado, e quelquer fermento se sobrar, a malhor opção e congelar bem fechadinho, quando for usar basta retirar do freezer e usar normalmente, não precisa descongelar. Se a massa tiver ficado muito dura e pesada também não cresce, tem que ficar macia, e se ficar um pouco grudenta aguarde sovar ao menos uns 20 à 30 minutos antes de acrescentar mais farinha, pois conforme a massa é sovada a farinha vai absorvendo os líquidos e dá o ponto, soltando da forma. Sobre abrir a tampa da máquina no BIP, não há problema nenhum, mas seja rápida, pois assim a massa não perde calor e cresce melhor. Outra coisa, veja se não há corrente de ar onde sua máquina está, pois isso também pode prejudicar seu pão.
    PS: Se não encontrar o fermento desta marca e for usar outra qualquer, no caso de pão doce use todo o pacotinho.

    Qualquer dúvida sinta-se à vontade!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. mauricio, que feliz eu fiquei ao ver sua resposta tão prontamente!
    eu demorei um pouco a responder pq queria tentar d novo a receita. e adivinhe? deu certo!!!
    menino, que felicidade a minha qdo vi meu pão crescidinho dentro da máquina. mas confesso que deu medinho, pq até na hora final, qdo começa a assar, ele tinha crescido muito pouco. depois tudo deu certo.
    mas eu pus 3 colheres de fermento... e ainda fiz uma besteira. coloquei 4 colheres de sopa de leite em pó. mas no final deu certo. acho que foi Deus, pq eu rezei até. =D
    muitissimo obrigada. vou tentar outros pães gostosos desse blog com cheirinho de bom. e vou te dando noticia.
    muito obrigada mesmo!
    bjo grande!

    ResponderExcluir
  4. Que bom Cris, fiquei bem feliz também, pois sei como é...rs...quando eu comecei a usar minha máquina eu também tive alguns probleminhas, mas acho que é ansiedade de mais rs. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. ola mauricio aqui é a Silvana com prei recentemente uma maquina cadence de fazer paes, mais desde que tenho tentado fazer um pao simples a massa fica pesada, e nao cresce muito ficquei frustrada pois nao sei fazer paes comprei a maquina pra comecar a fazer com mais facilidade o que sera que acontece, segui a receita do livrinho que vem junto e fico horrivel, o que estou fazendo de errado?

    ResponderExcluir
  6. Olá Silvana, verifique as dicas básicas que escrevi, no link abaixo, acredito que vão te ajudar muito, caso ainda não consiga me avise, tentaremos ver o que está dando ou fazendo errado ok! Abraços!

    http://maquinadepao.blogspot.com/p/dicas-basicas.html

    ResponderExcluir
  7. em relação ao fermento, seria 2x 10g de fermento, daquele de saquinho "amarelo" da fleishimann?

    ResponderExcluir
  8. Seria um sachê apenas aproximadamente, na máquina vem aquela colher medidora, tem um lado maior (sopa) e um lado menor (chá), vc usa o lado menor para medir oK!

    ResponderExcluir
  9. Entao, tira uma duvida minha, qual a diferença das receitas com mais ou menos ovo? É que eu tenho visto receitas na internet de panetone e a maioria ia de 5 a 6 ovos....e eu acho bastante, ja as do blog aqui, vão 1 ovo...tem alguma diferença que voce poderia me dizer....qual ficaria melhorr....
    obrigadoo!(tem varias receitas de panetone aqui..)

    ResponderExcluir
  10. Olá Daniel, geralmehte as que vão mais ovos ficam com textura bem diferente, são geralmnete as que levam mais açúcar também, e o ovo age segurando o crescimento, e as que vão mais ovos ficam tb mais semelhantes a um brioche, mais fortes na cor, massa, aroma e sabor. Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Eu nunca vi preparado de panetone a nao ser de 5kg pra cima...está dificil emm, ja rodei tudo que é mercado aqui em SP e não acho, rsrsrs!

    ResponderExcluir
  12. Daniel, existe sim, já comprei algumas vezes, neste ano ainda não, mas em seu caso basta dividir o para 5kg e utilizar em menor quantidade né. Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Quanto do MIX de panetone se acrescenta na receita? Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  14. Caramba, eu não acho essa mistura de panettone pra vender em lugar nenhum! kakakakA!!

    ResponderExcluir
  15. Maurício,
    Gostaria de parabenizar pelas receitas , são sensacionais , graças a Deus até agora todas ficaram perfeitas utilizando ingredientes comuns , aguardo para que em 2013 tenhamos muito mais para desfrutar desta maquina que veio para ficar em casa .
    Feliz Natal,
    Francisco Domingos

    ResponderExcluir
  16. Olá Francisco, muitisso obrigado pelos elogios, que Deus ilumine seu 2013 e que tenha muitas felicidades, amor e paz em sua vida e de sua família. Até mais!

    ResponderExcluir
  17. Daniel, há na Internet sites que vendem a mistura para panetone a um preço aproximado de r$ 5,00 a quantidade de 400g. Segue o link abaixo:
    http://www.chocoexpress.com.br/index_mostraprodutos.asp?estagio=101&idproduto=179344

    Espero te-lo ajudado. Dalila.

    ResponderExcluir
  18. Hum, interessante esse site, e frete de R$6,7 eu não achei caro...Obrigado pela dica!!

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  19. Humm... tb gostei da dica, é deste que cotumo usar para panetones e colombas! Valeu!

    ResponderExcluir
  20. Oi gente!

    Achei o mix e a essência de panetone na Casa Pedro da Tijuca, Rio de Janeiro. R$20,00

    ResponderExcluir
  21. Olá, Maurício. Fiquei um pouco confusa com relação ao "preparado para panetone MIX", pois existe na caixinha uma receita que rende 5 panetones, com termos como "1ª massa" e "2ª massa". Eu posso seguir somente a sua receita ou devo acrescentar o preparado, ou então, devo seguir a receita da caixinha? Abraços

    ResponderExcluir
  22. Oi Maria, a minha receita é uma, esta que mencionou é outra, não tem como seguir as duas rs

    ResponderExcluir
  23. ola mauricio os copos que vc usar como medida eo que vem na maquina?

    ResponderExcluir
  24. Oi Elane, sim, o copo ou xícara é sempre o quem com a máquina, 240ml.

    ResponderExcluir
  25. Oi :)
    Tem alguma dica pra dar a respeito de gotas de chocolate nessa receita?
    Sempre que substituo as frutas cristalizadas pelo chocolate, ele derrete.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  26. Oi Manu, use gotas de boas marcas, do tipo forneáveis, e congele-as antes, ajuda bastante. Abraços!

    ResponderExcluir
  27. esta mistura de panetone eu acrescento ou tem que substituir por outros ingredientes.

    ResponderExcluir
  28. Não, vc coloca como ensino na receita e de acordo com as instruções do fabricante.

    ResponderExcluir
  29. Ola mauricio to adorando seu blog ja fiz variasa receitas! Gostaria de saber se vc ja tentou sovar a massa e colocar para assar o panetone em forminhas para o forno convencional queria tentar fazer aqueles panetones pequenos decorados sera q da certo? Abraços mariana

    ResponderExcluir
  30. Olá Maurício. Descobri seu blog recentemente e me apaixonei. Já testei algumas receitas e, como estamos chegando nas festas de fim de ano, decidi experimentar os panetones. Fiz um de frutas e ficou ótimo. Hoje estou "testando" o chocotone (adorei a dica sobre congelar as gotas de chocolate). Pois bem, comprei o tal "preparado Mix" e achei a receita da embalagem bem complicadinha. Gostaria de saber se: 1) posso usar o preparado na máquina de pão e como faze-lo 2) se é possível separar uma parte do preparado para fazer um ou dois panetones apenas.
    Como fazer??? Help me!

    Um grande beijo e parabéns pelo trabalho e pelo novo blog da fritadeira (estou participando da promoção, morri com aquela receita das rabanadas!!)

    ResponderExcluir
  31. Oi Gabriela, obrigado. É muito simples, vc faz a receita que preferir e usa o mix na equivalencia que é indicada na embalagem, algumas é uma colher por kilo de massa por exemplo, tem na embalagem, não tem erro.

    ResponderExcluir
  32. Nossa, essa está dizendo que são 80g para cada panetone de 500kg. Ou seja, 6 colheres de sopa! Será isso! Bom vou arriscar e depois eu conto! Beijo e obrigada pela resposta!

    ResponderExcluir
  33. Gabriella, pode colocar bem menos, pois vc mesma já sabe que fica ótimo sem, é apenas para dar um toque!

    ResponderExcluir
  34. Oi Maurício tudo bem? Aqui é a Ranielly já tirei uma dúvida com vc uma vez.... agora preciso de tirar outra dúvida, posso deixar a massa de panetone crescer e depois tirar e por nas formas de panetone e assar no forno? muda o crescimento, o gosto??? aguardo resposta :)

    ResponderExcluir
  35. Ahh so pra dizer eu tenho é a panificadora cadence viu, mas não queria assar nela não... queria colocar a massa de panetone nas forminhas e assar no forno, sera que tem jeito?? att Ranielly

    ResponderExcluir
  36. Oi sou Darlene e tenho uma maquina de pão, e sempre tive vontade de fazer um panetone, Então chamei minha sobrinha Soraya e fizemos, Deu super certo,ficou uma delicia,e subistitui o açuçar por mel ficou maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  37. Que bom que gostaram, obrigado! Abraços e feliz 2014!

    ResponderExcluir
  38. Mauricio sera que voce teria uma receita de panetone ou pão doce diet abraços

    ResponderExcluir
  39. Fiz essa receita ontem e ficou maravilhosa. E melhor ainda, não fica tão doce quanto os panetones industrializados!

    ResponderExcluir
  40. Olá, fiz pela primeira vez uma receita de panetone que é divulgada pela marca da máquina. Ficou gostoso mas não tem textura de panetone. O que fazer para obter a mesma textura dos panetones que a gente compra?

    ResponderExcluir
  41. Eloma, receitas dos livrinhos das marcas geralmente não são boas, e não tenho como te falara, cada um tem a a sua. Experimente minhas receitas e comprove, as dicas eu dou em cada uma delas. Abraços!

    ResponderExcluir
  42. Mauricio, boa tarde
    Com relação ao Panetone, vc disse que as passas e as frutas cristalizadas, devem ser colocadas somente depois do "bip" que ocorre após 40min, certo? As as frutas e passas vão se misturar no meio do Panetone sem problemas?

    ResponderExcluir
  43. Paulo, o tempo do BIP varia de marca para marca e de ciclo, quando soar o BIP da sua máquina vc acrescenta. Abraços!

    ResponderExcluir
  44. Hoje eu fiz este "panetone", que de panetone só tem o nome, rs, a massa apesar de muito gostosa não tem nada a ver com a massa do panetone original, mas o importante é que este pão ficou macio, muito docinho e bem saboroso, esta é a receita que com certeza eu vou usar para fazer o pão Grinalda de Canela que tem neste blog mas vou trocar a essência de panetone pela de baunilha.
    Obs: Como o tempo em São Paulo hoje estava muito frio eu usei agua morna ao invés de agua fria e coloquei três colheres de fermento ao invés de duas, o pão cresceu bastante quase tocando o vidro da tampa. Receita recomendadíssima, parabéns Mauricio.

    ResponderExcluir
  45. Olá Maurício, uma dúvida: posso aumentar a quantidade de açúcar nas receitas de pães doces ou panetone? Fiz esta receita mas achei que a massa não ficou tão adocicada como a dos panetones industrializados. Obrigada!

    ResponderExcluir
  46. Pode mas aí vc corre o risco de ter uma massa melada, crua e pesada.

    ResponderExcluir
  47. Obrigada! E qual é a solução para deixar os pães doces mais doces?

    ResponderExcluir
  48. O jeito é esse mesmo, ou coberturas, recheios, etc... só não pode exagerar como eu disse para não ficar uma massa melada ou pesada.

    ResponderExcluir
  49. Maurício tem algum problema em dobrar os igredientes para fazer dois panetones?

    ResponderExcluir
  50. Pode dobrar sim, mas pode forçar a máquina e ela nem conseguir bater! É melhor fazer uma receita por vez.

    ResponderExcluir
  51. Mauricio,

    fiquei com dúvida quanto ao Copo de água com 1 ovo. Devo quebrar ovo e colocar a gema e clara no copo e depois acrescentar a água? É Iisso?

    Parabéns pelo excelente blog!

    ResponderExcluir
  52. Isso mesmo, vc quebra o ovo dentro do copo medidor e depois completa com água, em outras receitas é leite e assim por diante, sempre que a receita pedir isso é assim rs

    ResponderExcluir
  53. Maurício, com relação ao preparado para panetone da Mix, qual a quantidade que se usa nessa receita?

    ResponderExcluir
  54. Acabei de achar a resposta sobre o preparado.. foi mal...

    ResponderExcluir
  55. Maurício, posso trocar as frutas cristalizadas por 1/2 copo de nozes picadas grosseiramente?

    ResponderExcluir
  56. Mauricio,
    Posso colocar no ciclo amassar, retirar da formas e adicionar em forminhas para fazer mini panetones?Eu tenho q esperar crescer novamente? to meio perdida quando ao procedimento. E também em que temperatura eles devem ser assados no forno e por quanto tempo? Obrigada

    ResponderExcluir
  57. Sim, pode, usa o amassar, retira, acrescenta as frutas ou gotas, coloca nas forminhas de panetone, deixa dobrar de volume e assa no forno 180º. Abraços!

    ResponderExcluir
  58. Oi Mauricio, o que faz o panetone ter a textura de "desfiar" seria o mix? eu fiz um panetone da receita da maquina ficou muito gostoso só não achei que ficou na textura ideal. e posso substituir água por leite? que diferença daria?

    ResponderExcluir
  59. Algumas coisas fazem ficar com a textura de desfiar, uma delas é a umidade da massa, a gordura na massa, a qualidade dos ingredientes e o ponto de assar, além de claro um bom crescimento.

    ResponderExcluir
  60. oi,na minha maquina é da marca arno e não sooa o bip depois de 40 minutos no ciclo basico ou doce...quando devo colocar as frutas?

    ResponderExcluir
  61. Coloque assim que ver que a massa já está lisinha, homogênea.

    ResponderExcluir
  62. Oi Mauricio boa tarde

    Eu tenho uma maquina de Pão da Britania e faço alguns paes e ate o momento deu certo, mas ontem fui fazer o panetone e deu tudo errado, a massa ficou horrível pesada não cresceu e ficou cru, o que será que fiz errado?
    você pode me ajudar ?
    usei o fermento que comprei na padaria será que foi isso, é um fermento que parece uma massinha.
    Quero tanto fazer esse panetone... e comprei o mix de panetone quanto devo usar na receita?

    obrigada

    ResponderExcluir
  63. Alessandra, tem que ver se o fermento estava bom... o mix vc pode usar só um pouquinho ou a quantidade indicada na embalagem. Abraços!

    ResponderExcluir
  64. Maurício poderia me tirar uma dúvida, qdo coloco a massa no programa que é só para misturar, sovar sem assar, preciso esperar 1:30 hs como mostra no visor ou assim que ela parar posso retirá-la da máquina!? Beijo

    ResponderExcluir
  65. Se vc esperar o ciclo todo a massa fica ainda melhor, mas se quiser deixe só metade do ciclo.

    ResponderExcluir
  66. Esse panetone fica com sabor parecido aos comprados prontos ou com sabor de pão doce?

    ResponderExcluir
  67. Sim, parecido. Mas claro, não esqueça que aqui não há químicos, emulsificantes, conservantes, melhoradores nem nada artificial!

    ResponderExcluir
  68. Bom dia !
    Eu comprei a painificadora Cadence e amei nossa, é tudo de bom.
    Fiz algumas receitas como pão francês, colonial, doce e de leite condensado. Ficaram maravilhosos, mas, o bolo de chocolate ficou horrível muito massudo e pesado, comprei os ingredientes pra fazer o panetone e ao ler a receitas deles, achei muita coisa 4 ovos e 1 copo de frutas crsitalizadas e 1 de uvas passas lembrei desse seu blog e to seguindo a sua receita, que é mais inidicada está batendo a massa, quando terminar eu mando outra mensagem elogiando ou não kkk.
    Mas parabéns cara bem explicado, e simples .

    ResponderExcluir
  69. Meu amigo parabéns fiz ficou divino, maravilhoso nossa e ficou meio molhadinho lógico que não é igual um Bauduco mas, amei e olha que nem como de panetone apenas chocotone. vou seguir agora sua receita de chocotone.
    E claro TODAS as outras parabéns mais uma vez e cadê meu primeiro comentário ?

    ResponderExcluir
  70. kkkk acabei de ver meu comentário droga nem isso tenho de falar de mal da ua pessoa e seu blog

    ResponderExcluir
  71. Bom eu fui até o mercadão da Lapa, depois do natal e achei as frutas cristalizadas bem mais baratas e comprei também o mesmo preparado pra panetone como na caixa não deixa bem claro eu segui sua dica de colocar uma colher de sopa mas, muito cheia.
    Ele deixa a massa bem mole e fiz 2 o primeiro foi de chocotone e agora to fazendo o panetone achei que tinha colocado menos farinha mas, não então o próximo que farei só vou colocar o preparado pra panetone quando "bipar" depois posto com a segunda versão e como ficou

    ResponderExcluir
  72. eu fiz o teste e sinceramente a receita original, sem o preparado pra panetone fica muito melhor, agora o que dá o toque especial é a essência isso não pode faltar o

    ResponderExcluir
  73. Mauricio eu quero preparar um panetone mais não encontro a essência, você conhece algum site onde eu possa comprar? Usando a essência de baunilha fica com gosto de panetone?
    Abs. Almir

    ResponderExcluir
  74. Vc encontra em lojas de festas, se não achar use 1 colher de chá de raspas da casca de limão + 1 de sopa de rapas da casca de laranja.

    ResponderExcluir
  75. Mauricio eu poderia misturar a essência de panetone + a de baunilha e + as raspas de laranja, se positivo qual seria a quantidade. Li em um comentário que a mistura acima acentua o sabor do panetone.
    Abs. Almir

    ResponderExcluir
  76. Eu acho que ficará muito forte, mas se quiser pode sim.

    ResponderExcluir
  77. Mauricio, então eu posso usar a essência de baunilha com 1 colher de chá de raspas da casca de limão + 1 de colher de sopa de raspas da casca de laranja, fica forte ou equilibrado.
    Abs. Almir

    ResponderExcluir
  78. Mauricio essa farinha da MIX pode ser utilizada na sua receita, se puder qual a quantidade e se ela substitui algum ingrediente, me desculpe mas já li e reli as informações acima e não consegui chegar a nenhuma conclusão rsrs.
    Abs. Almir

    ResponderExcluir
  79. Não é uma farinha, é um MIX para panetone, esse é o nome do produto mesmo, serve para deixar mais úmido, macio e desfiando, se não tiver pode fazer sem, é apenas uma sugestão.

    ResponderExcluir
  80. Mauricio então posso usar esse MIX na sua receita? e qual a quantidade e substitui o que? rsrs
    Abs. Almir

    ResponderExcluir
  81. Sim, pode por isso eu indico rs... a quantidade pode ser a indicada na embalagem do produto ou se quiser menos umas duas colheres de ops apenas.

    ResponderExcluir
  82. Mauricio, a máquina de pão da Mondial é excelente, já fiz várias receitas e todas elas ficaram muita boa. agora tentei comprar a mistura de panetone pela internet mais não consegui encontrar, tem a da marca Vilma não sei se é boa, e também aparece a mistura em pasta, posso usar a de pasta também, você conhece onde posso encontrar.
    Abs. Almir

    ResponderExcluir
  83. Obrigado! Faz assim, experimente fazer sem primeiro, aí vc me conta o que achou, se achar que precisa aí usa o MIX ;)

    ResponderExcluir
  84. Mauricio fiz o panetone mais com baunilha e raspas de laranja, ficou muito bom mais sem aquele gosto de panetone, agora vou fazer coma essência de panetone, vou saber como fica o gosto, mais gostaria também de usar o Mix mas não encontro onde moro, e também pela internet, se souber onde encontro, pela chocoexpress não tem.
    Abs. Almir

    ResponderExcluir
  85. Mauricio fiz a receita acima de Panetone com a "Essência de Panetone" e ficou ótimo, mais aconteceu que a receita é de 600 gr, e eu selecionei primeiro o tamanho (600 gr), cor clara, e o ciclo 5 docê, Bem depois de algum tempo reparei que a máquina tinha mudado para 900 gr e cor médio, certamente ligado ao ciclo 5, conclusão saiu mais ceco e escurinho mais ainda delicioso. Agora sei que determinados ciclos tem particularidades, mais então da próxima vez vou usar o ciclo básico que deve aceitar, 600 gr e cor clara.
    Abs, Almir

    ResponderExcluir
  86. Maurício,
    Ganhei uma panificadora da Arno, não sei se é boa como da Britânia, mas fiz um pão comum anteontem e hj fiz a sua receita de panetone, em ambos fiquei com a impressão de estarem crus por dentro, principalmente o panetone. Usei fermento Fleischmann e farinha Boa sorte. Usei no primeiro pão o clico básico e no segundo o de pão doce. O que vc acha que aconteceu? Fiquei tão chateada! Segui estritamente as receitas! =(
    Abraço Karina

    ResponderExcluir
  87. Essa farinha que usou é muito ruim, já diz o nome, boa sorte rs... mas a máquina da Arno não faz bom pães como as outras marcas tb...

    ResponderExcluir
  88. Fiz a receita, ficou delicioso. Se eu aumentar a quantidade de uva passa e frutas cristalizadas, preciso aumentar também a quantidade de fermento?

    ResponderExcluir
  89. Oi, Maurício!
    Antes de tudo, gostaria de parabenizá-lo pelo blog e por toda a atenção que você dá a quem o segue.
    Minha pergunta é: eu posso substituir o açúcar nessa receita por adoçante culinário? Isso comprometeria muito a massa?
    Vi que você tem uma receita de Panettone diet sem glúten também, mas eu nem precisava que fosse sem glúten, por isso a pergunta.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  90. Pode sim, em qualquer receita, adoçante culinário. Obrigado pelo carinho, abraços!

    ResponderExcluir
  91. Olá, posso congelar com panetone com recheio de doce de leite e coberto com frutas vermelhas? Ficaria com pra consumir em 3 dias?

    ResponderExcluir
  92. Depende muito rs... comprado tem de todo jeito né, de toda qualidade rs.... mas uma coisa eu falo, caseiro é outra coisa, muito bom, e fresquinho só quem já provou sabe rs

    ResponderExcluir
  93. Eu fiz essa receita e adorei! Levei até para os meus pais saboreiarem também e foi logo aprovado! Só não ficou molhadinho, mas o gosto ficou maravilhoso! Eu fiz sem o Mix para panetone, mas vou testar de novo utilizando o mix. Gostaria de esclarecer se ao usar o mix para panetone, eu também utilizo a essencia de panetone e também queria saber se o Mix dá diferença no sabor. Parabéns pelo blog e muitíssimo obrigada!!!

    ResponderExcluir
  94. Olá Maurício, já testei a receita no ano passado, ficou ótima. E eu adoro seu blog.
    Tenho uma dúvida esse ano eu queria fazer o panetone na maquina mas assar no forno convencional, nas forminhas de papel próprias, tem como? Quando eu sei que posso tirar da maquina e por na forma? E quanto tempo assar em forno convencional?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Tem receita aqui no blog com o passo-a-passo, dê uma olhada.

      Excluir
  95. Oi Maurício, como Vc faz para o panetone ficar desta maneira da foto sendo assado na maquina?? Obrigada pelas receitas deliciosas, acabei de comprar 2 livros seus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta fazer da forma que ensino aqui na própria receita rs

      Excluir
  96. Boa noite Maurício, tudo bem? Uma pergunta. Minha máquina é da Arno e tenho conseguido fazer as receitas, mas fico preso às receitas do próprio manual. Gostaria de saber se usando as suas receitas, que são pra máquina da Britânia, funcionaria da mesma forma. Por exemplo este panetone, minha máquina faz um bip tb, mas não sei se é no mesmo tempo da sua. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Amiga, minha máquina não é Britânia, nem sei de onde imaginou isso rs, mas de qualquer forma, minhas receitas são para qualquer marca e modelo de maquina de pão. Abraços.

      Excluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!