Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Chocotone


(Ciclo Básico / Normal ou Doce)

Tamanho: 600g ou 750g

1 xícara de água + 1 ovo (quebre o ovo dentro da xícara e complete com água)
3 colheres de sopa de manteiga ou margarina
1 e 1/2 colher de chá de sal
6 colheres de sopa de açúcar
1 e 1/2 colher de chá de essência de panetone ou raspas de laranja e limão
4 colheres de chá de leite em pó
3 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento biológico seco
1 xícara de gotas de chocolate forneáveis (se quiser pode colocar mais, no máximo 2 xícaras)

Coloque todos os ingredientes na forma da máquina, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo e ligue a máquina. Assim que a massa estiver homogênea adicione as gotas e deixe o ciclo terminar.

Forno: Se desejar assar no forno use o ciclo de amassar massas da máquina e deixe a massa até o final deste ciclo, após isso retire a massa, misture as gotas, coloque em uma forma própria para panetone de 1kg, deixe crescer até próximo da borda da forma e asse em forno 180º até dourar bem. Você também pode dividir em duas formas de 500g.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

57 comentários:

  1. Maurício,vou tentar...adoro chocotone!
    Fica molhadinho?

    ResponderExcluir
  2. Faz e me conta, se tiver o MIX para panetone fica ainda melhor, fica além de molhadinho desfiando! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Quanto eu coloco deste mix para panetone?

    ResponderExcluir
  4. Dependerá da marca, na própria embalagem do mix tem indicando a quantidade ideal. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Nossa ficou muito bom!!!!!
    As suas receitas que experimentei até hoje ficaram ótimas.Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado! Que bom que está gostando, abraços!

    ResponderExcluir
  7. Olá Maurício, não consegui fazer o chocotone, pois as gotas, que coloquei apo´s o bip, se desmancharam.

    ResponderExcluir
  8. Oi Ney, vc deve utilizar gotas próprias para isso, são aquelas forneáveis, assim elas não desmancham antes do tempo, em ultimo caso vc pode congelar as gotas para desmancharem menos. Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Estou muito desapontado! segui a receita que vem no livro de receitas da Britânia... fiz um panetone de frutas e deu tudo certo, usei o MIX. Agora fui fazer um chocotone... eu esperei a máquina dar o BIP e ainda aguardei mais 10 minutos pra colocar as gotas de chocolate (forneáveis) passadas na farinha. Depois dessa hora, a máquina esquenta pra dar uma ativada no fermento e a massa crescer, então ela esquentou, o chocolate derreteu e a massa ficou preta, e as gotas sumiram, ficou como se a massa fosse de chocolate :( Não sei se concorda Maurício, mas então, as gotas deveriam ser colocadas após todo o processo de mistura... da próxima vez vou esperar ela misturar tudo, depois tiro a massa, coloco o chocolate e volto pra máquina só pra descansar e assar. Me dê alguma dica sobre isso, por favor! Fazem 6 dias que comprei a minha máquina, sou calouro rsrsrs. Obrigado!

    ResponderExcluir
  10. Izinha, eu usei a mistura para panetone (da marca MIX) que pede no livro de receitas da Britânia e ele ficou com uma casquinha, até que dura... só a casquinha mesmo... será que eu acrescento esse melhorador de massas ou é a mesma coisa??? Obg

    ResponderExcluir
  11. Pessoal, é muito simples, chocotone se faz com gotas de chocolate forneáveis, próprias para panetone, se forem forneáveis não derretem, comprem de uma marca boa, eu compro geralmente importadas, ou da hersheys, mavalério ou harald. Já comprei algumas de outras marcas que não eram boas e derreteram mesmo, é só fazer o teste, se vc pegar na mão e já derreter... então irá derreter na massa! Não é porcausa de melhorador nem nada disso, sobre a casca leia as dicas básicas 2.0 que explico lá. Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Izinha, vc pode me mandar uma receita que goste por e-mail e eu testo e se for o caso compratilho com todos, é melhor rs

    ResponderExcluir
  13. Oi Maurício, obrigado pela atenção! Eu comprei da Harald, prestei muita atenção na hora de comprar pois sabia que deveria ser forneáveis, mas mesmo assim elas derreteram, não sei o que aconteceu :/ vou tentar mais uma vez e volto para dar um feedback!! Obg

    ResponderExcluir
  14. Disse que ia voltar e voltei. Eu fiz, esperei dar 15 minutos antes e assar e coloquei as gotas de chocolate, geladas, passadas na farinha. Dessa vez deu certo, coloquei manualmente e não derreteu como da outra vez que coloquei no BIP. Também coloquei o MIX pra ficar bom. Só que como da outra vez, o tamanho não ficou parecido com o de um panetone como o da foto.. ele ficou baixinho. Pensei que aconteceu isso por ele ser de 600g e o primeiro que fiz era de 900g, mas os dois ficaram do mesmo tamanho, será que é o chocolate?

    ResponderExcluir
  15. Cada receita é uma receita, vc disse que fez a do manual e não a minha, então não tenho como te dizer se há algo errado rs

    ResponderExcluir
  16. Não kkk eu fiz a sua... porém, tanto a sua, quanto a do manual, ficaram pequenas, bem baixinhas... nao sei porquê..

    ResponderExcluir
  17. Maurício, conheci o seu blog pelo facebook, eu comprei o preparo mix, a glicerina e a essência de panetone. Qual a qtde que devo por? Coloco em que ordem? Se eu colocar em uma embalagem de panetone de 500g será irá derramar?

    ResponderExcluir
  18. Mauricio, qto eu coloco do preparado p panetone? uma amiga me deu 400g da marca MIX, mas está sem a embalagem e nao sei como usar. Obrigada!

    ResponderExcluir
  19. Tem que usar conforme instruções do fabricante, mas eu partucularmente colocaria no máximo uma colher de sopa.

    ResponderExcluir
  20. oi mauricio!!adoro suas receitas!tentei fazer,mas nao ouvi o bip,vc poderia me dizer em q tempo ele apita?minha maquina e da britania.obrigada

    ResponderExcluir
  21. Olá, isso varia, geralmente é mais para o início do ciclo, logo após a massa já estar em bola, mas tem máquina que não apita, veja no seu manual e com seu fabricante.

    ResponderExcluir
  22. Mauricio, boa noite, moro no interior e não achei a mistura para panetone, VC sabe algum site que venda? Obrigada

    ResponderExcluir
  23. Hummm... tem que dar uma procurada, nunca comprei pela internet, mas com certeza tem.

    ResponderExcluir
  24. Mauricio,por favor,me ajude a tirar umas dúvidasQue chocolate (sem ser hidrogenado),posso usar pra quebrar e colocar no lugar de gotas?Se eu congelar e por depois do Bip não vai derreter tudo?
    Esse Mix para panetone não é toda a massa ,é só um pouco,pra ficae desfiando que V disse,ele é feito de quê?Não tem gordura hidrogenada nele?

    ResponderExcluir
  25. Oi Rosa, tem que ser chocolate bom, que não seja dos cremosos, de barra é difícil, o ideal são as gotas mesmo do tipo forneáveis. Esse mix é opcional, e quiser apenas, só um pouco, na embalagem vem falando a composição.

    ResponderExcluir
  26. Fiz esta receita hj,so que as gotas de chocolate derreteram e misturou na massa,ai a massa ficou de chocolate,porque será que deu errado?

    ResponderExcluir
  27. Use gotas de boa qualidade, forneáveis e se quiser pode dar uma congelada antes, e só acrescente após a massa já estar homogênea. Abraços!

    ResponderExcluir
  28. Oi Mauricio, estou super ansiosa para fazer o chocotone, mas infelizmente minha maquina é da arno, seus pesos de medida são de 700r e 900gr...Qual devo usar? Posso colocar mais gotas de chocolate? agradeço e volto para falar do resultado. Andrea

    ResponderExcluir
  29. Oi Andrea, as minhas receitas são para qualquer marca ou modelo de máquina de pão rs...Use o de 700gr, não fará diferença. Talvez mais do que isso de chocolate seja muito, mas vc pode tentar e ver no que dá rs... Abraços!

    ResponderExcluir
  30. Eu fiz o chocotone com o chocolate batom picado, e deu super certo, só que tirei a massa da máquina na etapa de crescimento e misturei o chocolate manualmente assim ele não derreteu e não se misturou com a massa, após isso voltei para maquina e deixei terminar o restante do ciclo (crescer e assar). Não utilizei o preparado de panetone e fiz algumas modificações como, coloquei 2 de colheres de chá de essência de panetone e leite em pó coloquei três colheres de sopa. Indicado a todos a receita.

    ResponderExcluir
  31. Oi Mauricio, fiz a receita e meu chocotone ficou parecido com um bolo solado...rsss Coloquei duas colheres de sopa cheias do preparado para panetone da marca Mix e 10g de fermento fleschimam. Será que foi a quantidade de Mix? E a massa não cresceu em momento algum. O que será que eu errei?? Agradeço desde já pela atenção
    Adriana

    ResponderExcluir
  32. Sim, pode ser o mix, pois ele em excesso pesa na massa.

    ResponderExcluir
  33. Mauricio você é um gênio!!! Fiz a receita de novo e coloquei menos preparado MIX. Ficou perfeito!!! Obrigado pelas dicas!!!
    Adriana

    ResponderExcluir
  34. Mauricio, guru da mfp, posso congelar o Preparado para Panetone, pois vou fazer somente um chocotone e a embalagem informa que o Mix deve ser consumido em até 3 dias...

    ResponderExcluir
  35. Para te falar a verdade não sei rs... acredito que sim, mas nunca fiz o teste.

    ResponderExcluir
  36. Oi chefe, fui a loja e a menina me vendeu Emulsificante serve para bolos, sorvetes e creme em geral da marca Mix. Posso usar em panetones e caso possa usar qual a quantidade. Bjkas e mil brigada.

    ResponderExcluir
  37. Não, emulsificante é outra coisa, não precisa nem o de panetone, exprimente sem primeiro e veja o que acha.

    ResponderExcluir
  38. Testando agora!
    Aí minha Nossa Senhora das Cozinheiras Desastradas, abençoai!

    ResponderExcluir
  39. Maurício, eu vou assar no forno, em forma para panetone de 500gr; para essa receita uso uma ou duas formas? Obrigada!

    ResponderExcluir
  40. Fiz os minis com as gotas. Deu certo. Agora vou tentar achar o tal mix.

    ResponderExcluir
  41. FANTÁSTICO!eu fiz e adorei....substitui também por frutas cristalizadas e ficou DIVINO!parabéns pela receita!!

    ResponderExcluir
  42. Parabéns Mauricio, receita ótima!!
    Aprovadíssima.
    O chocotone ficou bem macio e muito saboroso.
    Obrigada por compartilhar sua receita.

    ResponderExcluir
  43. Fiz e ficou perfeito não usei o mix apenas a essência.Ficou tão bom que estou fazendo todos os dias,ah e está desafiando. Parabéns Maurício seu blog é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  44. Bom dia , fiz a receita ontem a ficou simplesmente delicioso , assei no forno em 2 formas de 500, a casca ficou um pouwuinho dura entao vou tentar a massa mais mole da próxima vez.. obrigado por compartilhar conosco essa receita deliciosa... eu ameiiiii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom que gostou. Espere esfriar que a casca amacia. Abraços.

      Excluir
  45. Fiz o chocotone, ficou delicioso. Muito obrigada.
    Já fiz o artesano, artesano de fubá e o amanteigado, todos deram certo. Maurício vc é demais. Bjs

    ResponderExcluir
  46. Bom dia Maurício...primeiro parabéns pelo trabalho, vc explica muiiiiito bem. Gostaria de saber, se você tem alguma receita de chocotone fit e se poderia compartilhar... Desde já agradeço muito sua atenção e tb os seus ensinamentos.

    Abraços
    André

    ResponderExcluir
  47. Boa tarde Maurício!!! Primeiramente Parabéns pelas suas receitas!!! Já fiz várias, e todas deram certo. Hj foi o dia de experimentar o chocotone, e pra variar... Ficou divino!!!
    Que Deus te abençoe e obrigada por compartilhar seus conhecimentos com todos!!!

    ResponderExcluir
  48. Olá, Friend! Fiz hoje e claro, como sempre acontece com suas receitas, ficou uma delícia. Mais um sucesso na família! Misturei 2 xícaras de gotas forneaveis na bancada e voltei na máquina para crescer e assar. Obrigada por compartilhar seu conhecimento! Sucesso sempre!

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: