Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Pão Pumpernickel


(Ciclo Integral)

Tamanho: 900g ou 1kg

1 e 1 /8 xícara de água morna
1 e 1/2 colher de sopa de óleo
1/3 xícara de melado
3 colheres de sopa de cacau em pó
1 e 1/2 colher de chá de sal
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo branca
1 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de centeio
2 e 1/2 colheres de chá de fermento biológico seco

Coloque todos os ingredientes na forma da máquina, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo e ligue a máquina.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

16 comentários:

  1. Olá Mauricio, fiz esse pão e ficou maravilhoso.
    Parabéns esse blog é pura animação para variar tipos de pão e fazer sem medo de errar. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Mauricio boa tarde! Posso trocar a farinha de centeio por uma de integral? Está difícil achar a de centeio por aqui...Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Olá Victor, nunca troque simplesmente um ingrediente como as farinhas, pois isso afetará a receita, então vc terá que readaptar tudo e não tem como prever, só fazendo e verificando e adapatando ok. Veja outra receita aqui mesmo no blog, tem centenas rs... abraços!

    ResponderExcluir
  4. Maurício boa tarde, consegui a farinha de centeio, mas outra pergunta, posso trocar o melado por mel? Obrigado e desculpe tantas perguntas.

    ResponderExcluir
  5. Maurício, sou eu de novo! Qual consistência da massa? A minha ficou mole, adicionei mais farinha, 1 copo e continuo pegajosa...está preparando, vamos ver...Abraços!

    ResponderExcluir
  6. A consistência é essa mesmo, meio grudenta, e não adianta colocar mais farinha, porque vai deixar o pão duro e ruim, ela fica assim devido ao centeio.

    ResponderExcluir
  7. Mauricio voce sabe onde comprar farinha de centeio em Salvador - Ba ?

    ResponderExcluir
  8. Oi Duda, não sei, estou em SP. Antigamente eu comprava em cerealistas, casas de produtos naturais e marcados municipais. Hoje já encontro fácil e até mais barato em supermercados. Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Obrigada, tentarei encontrar algum cerealista.

    ResponderExcluir
  10. Olha, fiz ele na minha MFP Britania e um amigo que foi para Alemanha disse que o meu ficou tão bom quanto os que ele comeu lá!
    Super obrigada, Mauricio!

    ResponderExcluir
  11. Uau! Obrigado Larisse, aí eu me sinto rs!

    ResponderExcluir
  12. Maurício,
    Pode se sentir mesmo, uai!
    Cozinhar é uma arte na qual expressamos nossa criatividade e sentimentos!
    Parabéns, artista!

    ResponderExcluir
  13. Oi Maurício eu sou absolutamente LOUCA por pumpernickel, mas ... depois dos 7.0 minha digestão ficou mais difícil *suspira*. Há alguma possibilidade de se fazer esse pão com farinhas sem glúten? Loucura, loucura, loucura, né? Parabéns pelo site, limpinho, direto ao ponto, altamente instrutivo. Abs !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá friend. Sinceramente não, nunca seria igual ou o mesmo pão. Obg. Abraços

      Excluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: