Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Pão de Leite Condensado com Gotas de Chocolate


(Ciclo Doce)

Tamanho: 900g ou 1kg


1/2 xícara de água com 2 ovos (quebre os ovos na xícara e complete com água)
1 xícara de leite condensado
3 colheres de sopa de margarina ou manteiga
1 colher de chá de sal
4 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
3 colheres de chá de fermento biológico seco
1 xícara de gotas de chocolate forneáveis

Coloque todos os ingredientes na forma da máquina, exceto as gotas de chocolate, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo e ligue a máquina. Quando a massa já estiver homogênea acrescente as gotas e deixe terminar.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

13 comentários:

  1. esta receita de pao de leite condensado com gotas de chocolate fica uma delicia, mas cresce demais, aconselho fazer com metade dos ingredientes. a minha cresceu tanto so nao transbordou porque a maquina fica fechada.mas vale a pena fazer fica uma delicia parece panetone.

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA! ADORO ESSE BLOG, GOSTARIA DE FAZER MEIA RECEITA MAIS NÃO SEI COMO FAZER METADE DOS LIQUIDOS COM O OVO DENTRO PODE ME AJUDAR, MUITO OBRIGADA

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandra, isso mesmo, divide tudo, mas fique atenta à textura da massa ok. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Fazendo aqui pra experimentar. Vou fazer meia receita pq é aproximadamente o q uso no meu pão, só vai um pouco mais de farinha :)

    ResponderExcluir
  5. Receita deliciosa. Pão saboroso e muito fofinho. E o cheirinho de pão misturado ao aroma de chocolate é incrível.

    A massa cresce bastante. Como prefiro assar no forno, dividi a massa em duas formas de bolo inglês e ainda assim ultrapassou a forma, mas como não se esparrama, tudo bem.

    Senti duas dificuldades, embora nenhuma tenha comprometido o sabor e a qualidade do pão. Percebi que ficou com um vácuo no interior da massa, como resolver isso?

    O outro obstáculo é trabalhar com pedaços de chocolate, não é a primeira vez que tento e ainda não alcancei um resultado satisfatório. Se coloco no momento do bip, os pedaços chocolate acabam se derretendo durante o processo e se misturando à massa. Como asso no forno, programei "bater" (somente bate, descansa e cresce), no fim desse ciclo, tirei a massa e trabalhei c/ as mãos, misturando os pedaços de chocolate. Porém, os pedacinhos ainda se derretem um pouco e acabam ficando concentrados nos mesmos lugares, não consegui uma melhor distribuição. Como trabalhar com pedaços de chocolate? Há alguma marca mais indicada para esse tipo de receita?

    Grande abraço e obrigada por mais essa receita.

    ResponderExcluir
  6. Oi Alecrim, obrigado! No caso do chocolate, hoje já existem algumas marcas no mercado de gotas e fracionado chamadas de "forneáveis", estas por sua vez não se derretem pela massa e dão um resultado mais bonito, mas caso não encontre procure usar chocolates menos cremosos ou meio-amargo e congele antes de inserir na massa, e claro misture rápida e delicadamente, assim não derrete. Abraços e até breve! :)

    ResponderExcluir
  7. Vou procurar essas gotas ou congelar o meio-amargo. Só uso meio-amargo, coloquei na geladeira, mas ainda assim o resultado não ficou dos melhores.

    Obrigada pela dica e abçs

    ResponderExcluir
  8. Estas gotas são ótimas, eu compr geralmente nestas casas de artigos de confeitaria e festas ou na chocolândia!

    ResponderExcluir
  9. Mauricio bom dia! Posso fazer sem o chocolate? E uma dúvida, sempre uso fermento seco instantâneo de sachê 10gr, mas geralmente sobra, onde armazenar e por quantos dias? Obrigado!

    ResponderExcluir
  10. Oi Victor, pode sim. Leia nas dicas básicas que falo sobre isso, abraços!

    ResponderExcluir
  11. oi Maurício, tenho uma dúvida cruel: essa farinha de trigo especial não é aquela tradicional tipo 1, certo? Nunca encontrei em lugar nenhum a especial, somente tipo 1 :( parabéns pelo blog e obrigada pelas dicas =) Juliana

    ResponderExcluir
  12. Pode ser a tipo 1 tb, procure sempre as melhores farinhas, de boas marcas, bem branquinhas e finas, assim terá sempre bons pães!

    ResponderExcluir
  13. Tentando fazer agora. Nunca usei esse modo doce. Tomara que o bipe seja antes de assar rsrs

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: