Pão Integral Perfeito


(Ciclo Integral)

Tamanho: 900gr

1 e 1/4 de copo de água
1/4 de copo de óleo
1 e 3/4 de colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar
1 copo de farinha integral ou farinhas integrais misturadas (centeio, aveia...)
3 copos de farinha de trigo branca
1 colher de sopa de linhaça em pó ou triturada
1 colher de chá de amido de milho (maizena)
2 e 1/2 colheres de chá de fermento biológico granulado seco
Coloque os ingredintes na forma da máquina, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Selecione o ciclo e ligue a máquina. Após alguns minutos verifique a consistência da massa, se estiver disforme coloque mais água, se estiver grudando na cuba coloque mais farinha, tudo aos poucos.

Dica: Gosto de adicionar após o fermento, vários grãos, como linhaça, girassol, gergelim branco e preto, aveia laminada... fica lindo e delícioso!


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

19 comentários:

  1. Nossa, amei este pão, fica realmente uma delícia muito fofinho e saboroso, ele quentinho então é um espetáculo. Parabéns pela receita muito boa mesmo.

    ResponderExcluir
  2. se nao me engano tem no livro de receitas da MFP "philco" ...acertei?

    ResponderExcluir
  3. Nunca ví o da Philco, mas faço esta receita a tanto tempo que nem lembro onde peguei rs, foi meu 1º pão integral!

    ResponderExcluir
  4. Amei esse pão. Como estou procurando o ideal dos integrais esse até agora é meu preferido. Como minha cidade é muito quente, acrescentei mais 2 colheres de sopa de água, e usei tanto o sal light, na mesma medida, quanto o açucar light, esse só uma colher de sopa. Não gosto do pão com cheiro de fermento, assim coloco sempre óregano nos pães de sal e essência nos de doce.Abraços

    ResponderExcluir
  5. Não sei se você sabe, Maurício, mas há um projeto de lei que pretende regulamentar o percentual de cereais para que um produto seja considerado integral. Os integrais então seriam aqueles compostos de, no mínimo 51% de grãos integrais e a farinha integral viria em primeiro lugar na lista de ingredientes. Aqueles que ficarem entre 15 e 51% seriam considerados semi-integrais. Este pão, que eu fiz aqui em casa e ficou perfeito não seria considerado integral até porque leva muito mais farinha branca do que qualquer outra coisa. Você, com sua experiência, acha que poderíamos transformá-lo em integral usando só a farinha integral ou o mínimo de farinha branca? Quais ingredientes nós teríamos que ajustar?

    ResponderExcluir
  6. Flávia, o que vc acha que é mais saudável? Se tratando de pães caseiros claro. Um pão só com farinha branca ou um que tenha outras farinhas e farelos? Máquina de pão para pão caseiro, sem químicos ou conservantes. Você pode escolher a receita que desejar e preparar, e de acordo com os ingredientes e quantidade o resultado será diferente de um pão para o outro. Você já leu as "Dicas Básicas" aqui mesmo no blog? "Já leu o post Enriqueça seu Pão"? Lá eu explico tudo sobre isso e muito mais. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. O que eu acho mais saudável é o pão o mais integral possível com farinhas e farelos ou só mesmo com a farinha integral (não importa) mas que seja com pouca ou nenhuma farinha e outros produtos refinados. É claro que o pão da máquina, por não conter aditivos já sai lá na frente.

    ResponderExcluir
  8. Então, basta vc escolher uma receita dentre as centenas que coloquei e sempre coloco aqui no blog e aproveitar rs... abraços!

    ResponderExcluir
  9. Maurício, fiz a receita mas não ficou muito boa. Depois de assado o pão baixou no meio, além de parecer ter ficado um pouco cru. O gosto do óleo estava bastante perceptível também (utilizei a medida correta - 1/3 da xícara). O que pode ter acontecido? Pode me dizer a ordem ideal para colocar os ingredientes? Posso substituir o óleo por azeite, além de diminuir um pouco a quantidade? Valeu!

    ResponderExcluir
  10. Rafael, simples, vc errou a receita rs... na receita está a medida e a ordem, vc colocou mais óleo do que devia, e talvez até errado em alguma medida mais... sim pode usar azeite... quanto a ficar crú não é a massa, dever ser sua máquina. Faço este pão ha anos e nunca tive problemas. Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Acho que coloquei foi 1/4 mesmo... Me confundi! Vem cá, o ovo põe junto com a água ou depois dos ingredientes acima dele, na parte seca?

    ResponderExcluir
  12. O copo / xícara que já vem com a máquina, que é xícara padrão culinário 240ml.

    ResponderExcluir
  13. Maurício que maravilha de receita! Super aprovada aqui em casa... Não fico mais sem esse pão!
    Substitui o açúcar pelo adoçante culinário. Não altera em nada textura e sabor.
    Obrigada mais uma vez!! 😉

    ResponderExcluir
  14. Bom dia,
    Somos em apenas 2 pessoas em casa, e 900g é sempre uma receita muito grande. Até mesmo 600g sobra pois comemos 1 ou 2 fatias por dia.
    Faz tempo que produro uma receita de pão integral de 450g, mas não encontro. Tentei reduzir pela metade todos os ingredientes das receitas de 900g, mas nunca cresceu bonito. Você poderia me dizer como reduzir uma receita de pão integral pela metade, ou de 600g para 900g? O fermento acredito que devo manter, certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta dividir pela metade todos os ingredientes nas receitas de 900gr que terá os pães de 450gr

      Excluir
  15. Perfeito mesmo! Mas uma vez parabéns. Arrisquei fazer meia receita, aqui só tem 2 pessoas que comem pouco, num e que deu certo. Abs

    ResponderExcluir
  16. Ficou ótimo! Muito gostoso! Aprovado!

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!