Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Pão Francês



Esse é o famoso e amado pão francês, super fofinho e macio por dentro, com aquela casquinha mega crocante e deliciosa por fora.
Amo essa receita, pois vai bem com tudo e a qualquer momento, desde o café da manhã com manteiga, como torrada, para sanduíches, acompanhar outros pratos como sopas, é sem dúvidas muito versátil!
Se sua máquina tiver o ciclo Francês use-o, pois o resultado será ainda melhor, e de acordo com a sua preferência de cor da casca também terá um pão com casca mais crocante, ou seja, se selecionar a cor de casca clara terá uma casca mais fina, se selecionar um cor de casca escura e bem dourada terá uma casca mais grossa e ainda mais crocante em todo o pão.

(Ciclo Francês / Normal / Básico)

Tamanho: 900g ou 1kg

1 e 1/3 xícara de água
1 e 1/2 colher de sopa de azeite ou óleo
1 e 1/2 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar
4 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento biológico seco

Tamanho: 600g ou 750g
1 xícara de água
1 colher de sopa de azeite ou óleo
1 e 1/2 colher de chá de sal
1 e 1/2 colher de sopa de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento biológico seco

Adicione todos os ingredientes na ordem acima na forma da máquina, depois programe o ciclo e ligue.

Dicas: Para modelar e assar fora da máquina use o ciclo Amassar, Massa ou Pizza (1h30), quando terminar retire da máquina, faça bolinhas, abra e enrole, como se fossem mini rocamboles. Deixe crescer até dobrar de volume, faça um corte no sentido do comprimento usando uma faca ou lâmina afiada, leve para assar em forno pré-aquecido em 180º até dourar. Mais dicas nos links abaixo.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

72 comentários:

  1. Oi, fiz essa receita hj e deu super certo! Nem acredito! Obrigado pelas dicas!!

    ResponderExcluir
  2. Imagine, fico feliz que conseguiu, precisando é só chamar rs. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz essa receita e ficou maraaaa na panificadora!! Bj

    ResponderExcluir
  4. Oi Mauricio, tudo bom? Eu to fazendo o curso de padeiro, e estou amando... Como só existe masseiras grandes, eu to pensando em comprar a maquina de pão para me auxiliar em casa. Eu posso utiliza-la apenas para amassar e depois modelar a meu gosto? E como eu moro em Fortaleza, eu teria que usar agua gelada, correto? Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá, respondi seu e-mail. Não use água gelada, use temperatura ambiente então. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia. Precisa ser farinha de trigo especial mesmo? Qual a diferença da especial para a comum? O que pode acontecer com o pão se eu fizer com a farinha comum?

    ResponderExcluir
  7. Flávia, leia as dicas básicas 1 e 2 que irá entender melhor, abraços!

    ResponderExcluir
  8. Na verdade eu já tinha lido as dicas, Maurício, mas rola uma insegurança. E como não estou achando a tal farinha especial por aqui e nenhuma das marcas de farinha comum que você recomendou, vou fazer com o que está tendo mesmo e rezar pra dar certo... Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Mas lá nas dicas eu ensino tb como melhorar, usando amido, peneirando, etc...

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, Mestre!!
    Queridão, tem como modelar a massa do pão francês para fazer pães menores?
    Sei q não vai ficar igual ao francês da padaria, mas modeladinho será q rola?
    Desde já agradeço sua atenção!
    Bjim!

    ResponderExcluir
  11. Olá Paula, pode sim, qualquer pão vc pode fazer isso, mas não ficará como o pão da padaria, pois na padaria são fornos especiais que soltam vapor e etc...

    ResponderExcluir
  12. Mais duas duvidazinhas:
    - então ao invés do ciclo pão francês posso utilizar o amassar/massa? e deixo o ciclo até o final?
    - depois de modelados, deixo os pãezinhos crescer?
    Obrigada!
    Bjim

    ResponderExcluir
  13. Estou apaixonada! Minha máquina chegou ontem. Fiz o Brioche rápido e a turma aqui de casa aprovou. Hoje fiz o pão francês, achei melhor que o da padaria. Me lembrou ciabatta. Enquanto a máquina sovava, achei meio seco ( o brioche é bem mais molinho), fiquei com medo e acrescentei uma colher de sopa de azeite. Ficou tão bom que estou até duvidando que existe pão mais gostoso! Muito obrigada por compartilhar essas receitas maravilhosas.

    ResponderExcluir
  14. Oi Flávia, que ótimo, fico muito feliz que tenha já começado bem, parabéns e abraços!

    ResponderExcluir
  15. Maurício já tem alguns dias que venho lendo as receitas desse blog maravilhoso... Hj chegou minha panificadora cadence já fiz um pão branco e ficou uma delícia e amanhã vou testar o pão francês... Já li várias dicas e estou louca para por em prática. Abraços

    ResponderExcluir
  16. Que delícia acordar com a cozinha cheirando a pão novinho e passar manteiga nele quentinho e crocante... Hj programei a máquina para que o pão ficasse pronto na hora que eu acordasse... Apesar de não poder ver se a massa esta no ponto certo, (porque ela iniciou o processo de madrugada) o pão francês saiu delicioso com a casca bem crocante. Essa receita é fantástica... Estou louca para testar outras. Obrigada pelas dicas. Abraços carinhosos à todos.

    ResponderExcluir
  17. Essa foi minha primeira receita e ficou ótimo!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Fiz esse pão ontem e ficou maravilhoso!!

    ResponderExcluir
  19. Olá! Minha máquina de pão (Britânia Multi Pane 2) chegou essa semana. Já testei 3 pães, uma das receitas foi aqui do Blog. O seu Blog é excelente. Quero fazer essa receita de pão francês, mas quero dividir em porções individuais e assar no forno. Você sabe me dizer em qual tempo devo retirar a massa e dividir as porções? Alguém já testou e deu certo? Muito Obrigada pelas Dicas :-)

    ResponderExcluir
  20. Obrigado! Se vc quer um resultado mais parecido, pois não vai ficar igual, coloque o ciclo MASSA/AMASSAR e deixe até o fim, depois modele, deixe crescer e asse. Abraços!

    ResponderExcluir
  21. Olá. O açúcar pode ser tanto cristal quanto refinado? Obrigada

    ResponderExcluir
  22. Pô Mauricio estava fazendo o pão e faltou energia por 10 minutos +- no meio do processo e quando voltou a luz a máquina ficou desligada então apertei o botão de ligar,será que vai melar o pão, tinha marcado cor clara e vi que no visor mudou para cor medio.
    Almir

    ResponderExcluir
  23. A máquina tem memoria, vc tinha que ter olhado e conferido se o tempo estava contando, se não tem que programar novamente ou da parte/ciclo que parou.

    ResponderExcluir
  24. Mauricio, posso aumentar um pouco o sal e usar o ciclo sanduíche.
    Abs. Almir

    ResponderExcluir
  25. Mauricio, parabéns pelo blog! Muito bom!
    Fiz o pão francês de 900gr usando farinha do tipo 00. Ficou sensacional, mas a massa subiu muito, não chegou a abrir a tampa, mas chegou perto. Por ser mais pura, devo usar menos farinha? e ouvi que precisaria usar mais água, mas não precisei, para outras receitas isso será necessário?
    grande abraço,

    Eduardo

    ResponderExcluir
  26. Oi Maurício, bom dia!!!

    No pão francês posso substituir o azeite por manteiga em temperatura ambiente? Se puder, qual seria a quantidade? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  27. Bom Dia Maurício!
    Adquirir a máquina de pão porque meu filho mais novo (2 anos e meio), tem varias alergias alimentares, a começar por leite (proteína, independente de ter ou não lactose) e soja. Ele adora pão e o único que pode comer é o bisnaguinha da Pullman, que não leva leite. Entretanto, a validade desse pão é de quase 30 dias, o que significa uma impregnação de conservantes.
    Hoje fiz meu primeiro pão francês, seguindo suas valiosas orientações. Utilizei a receita de 600 gr, cor da casca média. Achei que ficou bom, mas meio perecido com aqueles pães italianos. Massa meio pesada e casca meio durinha. Uma delicia, mas acho que errei em algum ponto. Usei o trigo Mirella, Tipo 1, porque em dois supermercados não encontrei nenhum dos indicados por você.
    Detalhe, não penerei o trigo...
    Outro detalhe, meu filho adorou! Só por isso, já valeu a pena comprar a máquina!
    Obrigado e Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  28. Olá, que bom que está gostando. Recomendo ler as dicas básicas 1 e 2 aqui no blog, o post de como enriquecer seus pães e todos os açúcares vc pode trocar por adoçantes e melados, todas as receitas que tem leite vc pode usar leites vegetais ou agua. Abraços!

    ResponderExcluir
  29. Olá, Mauricio, feliz ano novo!
    Acabo de fazer a minha primeira receita na minha mfp mondial.
    O pão ficou bom, apesar de apenas alguns lados ficarem crocantes (cor médio). Mas o problema foi desenformar! O pão não saiu de jeito nenhum! Tentei retirar logo após o bip. Tinha q esperar? Sacudi muito, mas não saiu :( tive que puxar e destrui meu pão:( ficou feio, mas gostoso kkk como faço pro próximo desenformar? O normal é sair com o batedor?

    ResponderExcluir
  30. Unte o batedor antes de tudo, e na hora de desinformar retire a forma e aguarde uns 5 minutos, depois vc dá uma girada leve para um lado e para o outro por baixo da forma, no eixo do batedor e vira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. depois de fazer meu ultimo comentario percebi que ja havia sido respondido umas 10 vezes.. kkkk parabens por sua paciência e dedicação! e realmente quando eu disse que ficou melhor que o de padaria, devo corrigir, ficou melhor que das padarias ruims, mas das boas realmente ainda falta um contraste leveza do miolo/finura e crocancia da casca continue com o bom trabalho!

      Excluir
  31. já fiz algumas vezes essa receita e ficou maravilhoso!!!! amei!!!!

    ResponderExcluir
  32. Fala Maurício, sobre essa questão de fazer só a massa do pão francês na máquina e depois retirar, dividir os pedaços e assar no forno convencional, quanto tempo eu preciso deixar a massa descansar fora da máquina e qual a temperatura que eu aço no forno?

    ResponderExcluir
  33. Maurício, este é um dos meus pães favorito, adoro faço o pessoal adora e nem deixa sobrar. Parabéns pelo blog, fico no aguardo de mais receitas.

    ResponderExcluir
  34. Concordo Maurício 100% amei seu blog tem dado certo as receitas.

    ResponderExcluir
  35. A minha panificadora chegou ontem....fiz um pao branco e um integral!!! Sucesso absoluto..estou muito feliz! Amanha vou fazer esse francês. Obrigada Maurício pelo excelente trabalho!

    ResponderExcluir
  36. Minha maquina chegou!!! Ja fiz dois pães e deu super certo!! Amanha farei o francês!!! Obrigada Maurício por seu trabalho tao especial!

    ResponderExcluir
  37. Estou tentando fazer o pão francês e nunca da certo. O pão fica pesado ,cresce pouco. Durante o processo na máquina a massa cresce mas depois ela desce. Na receita que vc colocou a medida de fermento tanto para 600 ou 900 g é o mesmo. Esta certo?

    ResponderExcluir
  38. Ficou muito bom!! melhor investimento da minha vida rsrs, nunca mais vou precisar ir na padaria rsrss

    ResponderExcluir
  39. Esse pão é ótimo, minha máquina chegou a menos de uma semana, fiz o colonial, gostei e esse fiz uns 10 já, fácil, econômico e vai bem com qlq cobertura kkkk, obrigada Maurício, seu canal e blogs mudaram minha vida, indico sempre 😊😘

    ResponderExcluir
  40. Mauricio boa tarde, minha máquina Master Bread acabou de chegar. Optei por fazer pão francês para inaugurar, clássico, o peso informado na receita é diferente das opções da máquina, qual usar? Na receita 600gr e a maquina tem 500g, 750g, 1000. Obrigada

    ResponderExcluir
  41. Olá .....adoro suas receitas .....tenho uma pergunta, sempre que faço o pão frances ele fica muito escuro , a massa inclusive....por que será ??

    ResponderExcluir
  42. Posso usar só o ciclo Amassar e modelar pra assar no forno eletrico pra ficar com essa aparência de pão francês?

    ResponderExcluir
  43. Oi Maurício tudo bem com você?
    Na receita dê pão francês, posso rechear com linguiça calabresa?

    ResponderExcluir
  44. Olá Maurício, agora acho que vou conseguir fazer aquele maravilhoso pão francês, quanto a farinha o ideal é ter claro uma de boa qualidade e sem adição de nada porém encontro em mercados? Outra dúvida é quanto tempo de descanso aproximadamente após sair da panificadora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende muito de onde vc mora. Não tem tempo, que que olhar mesmo. Abraços

      Excluir
  45. Receita maravilhosa! Já seguia seu canal por causa da Air Fryer, agora comprei uma máquina de pão. Com certeza aas melhores receitas. Já quero fazer todas!

    ResponderExcluir
  46. Gosto muito desse pão! Eu sempre modelo e coloco no forno e sempre dá certo! Muito obrigada por suas receitas, Maurício! Um abraço

    ResponderExcluir
  47. Adorei esta receita!!! Obrigada Maurício por compartilhar as receitas conosco!👏

    ResponderExcluir
  48. Excelente receita! Foi a 1a que fiz para testar minha nova panificadora e ficou perfeito! Fofinho por dentro e com a casca crocante. Para meu paladar poderia ter um pouco mais de sal, vou testar na próxima vez com 2 colheres de chá de sal.

    ResponderExcluir
  49. Adorei a receita. Irei testar nesse final de semana. Bj

    ResponderExcluir
  50. Quero compra o seu Livro e não consigo .tem alguma livraria em maringa PR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clique no banner ali no topo. Meus livros estão disponíveis apenas online, vc compra e recebe em casa😘

      Excluir
  51. Vc como sempre me ajudando em minhas dúvidas ☺️. Obrigada por compartilhar 😍😍

    ResponderExcluir
  52. Mauricio, fiz essa receita hoje e me surpreendi com o resultado. Maravilhoso!!! Fez o sábado da minha família especial! Obrigada pelo conteúdo!! Deus te abençoe! 🙏🏼♥️

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: