sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Pão Francês


(Ciclo Francês)

Tamanho: 900gr
1 e 1/3 copo de água (320 ml)
1 e ½ colher de sopa de azeite de oliva
1 e ½ colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar
4 copos de farinha de trigo especial (960 ml)
2 colheres de chá de fermento biológico seco

Tamanho: 600gr
1 copo de água (240 ml)
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 e ½ colher de chá de sal
1 e ½ colher de sopa de açúcar
3 copos de farinha de trigo especial (720 ml)
2 colheres de chá de fermento biológico seco

Retirar a forma de assar de dentro da Máquina de Pão e adicionar todos os ingredientes na ordem acima. Recolocar a forma de assar na Máquina de Pão. Selecionar o tamanho do pão, a cor da casca e o ciclo recomendado. Fechar a tampa e pressionar o botão Iniciar/Ligar.

57 Comentários até agora:

Daniel Ramos disse...

É nova essa receita fabricio? Alguma diferença pra do livrinho?(tenho uma philco cake nuts)?

Obrigadoo!!

Maurício de L. R. disse...

Não é antiga já, uma das clássicas. (OBS: é MAURÍCIO rs)

Daniel Ramos disse...

Fica +- parecido no forno convencional? rs

Maurício de L. R. disse...

Não, não fica, nem perto, pois as padarias usam fornos especiais para isso que além de chegarem a temperaturas bem mais latas que os fornos convencionais formam um leve vacuo e se enchem de vapor de água, que é o que faz formar aquela casquinha, mas na máquina fica uma delícia, com casquinha e tudo, não igual mas o mais próximo possível.

Patrícia Vieira disse...

Verdade Maurício, impossível fazer um pão francês em casa. A propósito, o francês das padarias não leva azeite, precisa de um forno apropriado com vapor.
Patrícia Vieira
Técnica em Panificação

wedja karine disse...

O MEU PAO FRANCES NAO FICA DESSE JEITO.EU ACHO QUE E A FARINHA.PORQUE EU USO A FARINHA DE TRIGO DE FAZER BOLO.

Daniel Ramos disse...

Nossa, farinha de bolo pra fazer pão é osso em, vc sabe o que vem na composiçao dessa farinha? ela deve vir fermento, açucar, sal..

Maurício de L. R. disse...

Wedja Karine, nunca faça isso, é uma das dicas que dou nas dicas básicas aqui no blog, use sempre farinha de 1º tipo e de melhor qualidade possível, a mais pura e sem adição de mais nada. Abraços!

Anônimo disse...

Fiz essa receita e achei que ficou muito pesado e úmido. O sabor e a casquinha ficaram bons. Fiz a receita de acordo com as instruções. Alguém tem alguma dica?

Maurício Rodrigues disse...

Olá, com certeza vc fez algo errado pois esta receita não tem erro, sempre fica fofinha e leve rs, dê uma lida nas dicas básicas aqui no blog, abraços!

Anônimo disse...

Olá, novamente, Maurício! Fiz novamente o pão francês e agora deu certo! Ficou leve e macio. Estou "pegando a manha" da máquina. Acho que a primeira vez que tentei fazer o pão francês não deu certo porque a farinha de trigo, apesar de ser da marca Sol,estava com a validade quase vencendo. Segui suas dicas e alguns outros truques e realmente fazem muita diferença. Por exemplo, sempre coloco os líquidos (água ou leite) amornados na assadeira e tenho peneirado a farinha de trigo e/ou outra farinha que faça parte da receita.
Abraços
Adriana

Maurício Rodrigues disse...

Oi Adriana, que bom, fico muito feliz, de verdade. Abraços!

Helena Picciarelli disse...

Olá,
sigo sempre seu blog, inclusive no facebook. Minha máquina de pão é da Arno Uno, e não tem ciclo de pão francês. Vc sabe qual eu posso colocar? Se me der somente o tempo já dá pra procurar um similar nos meus ítens.Aliás, ajudaria colocar em todas as receitas o tempo indicado, assim, quem tem outro tipo de máquina já pode se basear.
Obrigada.
Helena Picciarelli

Maurício Rodrigues disse...

Oi Helena, obrigado por seguir. Use o ciclo Básico ou Sanduíche no lugar do Francês. Abraços!

Anônimo disse...

Oi, fiz essa receita hj e deu super certo! Nem acredito! Obrigado pelas dicas!!

Maurício Rodrigues disse...

Imagine, fico feliz que conseguiu, precisando é só chamar rs. Abraços!

Lorena Franklin disse...

Eu fiz essa receita e ficou maraaaa na panificadora!! Bj

izinha disse...

fiz essa receita ontem, no tamanho médio, a massa ficou molinha e o pão cresceu tanto que grudou na tampa da máquina e levantou a tampa,hehehe, ficou bom, mas precisei cortar toda a parte de cima, pq ficou cru. Usei melhorador de massa, será esse o motivo?

Maurício Rodrigues disse...

Oi Izinha, pode ser devido ao melhorador sim, vc não precisa usar em todas as receitas nem grande quantidade, ainda mais se a farinha for boa!

Maurício Rodrigues disse...

Oi Lorena, obrigado, que bom que gostou!

Francisco Chagas disse...

voce pode sim faser pão frances em casa adquira a quimica de pão frances pode ser zea ritimo pazima e pancel e outras tantas rumo tem em po pasata e liquida farinha de trigo sal agosto fermento biologico acucar e aquimica modo de fazer em um tapuer coloca todos os ingridientes e farinha mecher bem pondo so agua pode usar uma batedeira piquena ai bate bem ate fofar a massa deixa descacar coberta corata modela deixa cresser corta com gilete suavimente forno aquecido 220 graus antes de colocar o pão com um borrifador borrifa agua dentro do forno para faser vapor coloca a assadeira com os pão e assar

Maurício Rodrigues disse...

Então Francisco, mas aí jão não mas um pão caseiro e natural, perde todo o sentido de se ter uma máquina de pão, e ainda tem que rezar essa missa toda, aí não vale a pena!

Nubia disse...

Maurício, um aluno meu que é padeiro, qdo comentei toda empolgada sobre a minha aquisição da máquina de pão, e fui pedir umas dicas para ele, em vez de me dar dicas, ele só disse para comprar uma massa pronta de pacote que vende no atacadista. Aí eu falei: "Ué, mas se a graça é justamente testar várias receitas diferentes..." Eu não vejo sentido, a não ser esporadicamente, talvez.

Maurício Rodrigues disse...

Oi Nubia, acho que esse seu aluno padeiro não gosta de fazer pães então kkk... a máquiná é ótima por vários motivos, e os principais em minha opinião são ter um pão saudável e sem quimicos, corantes e conservantes e variar os pães, e claro a máquina não faz só pães como vc mesma pode ver aqui no blog. Abraços!

Nubia disse...

Pois é. Eu fiquei decepcionada com a "dica" dele. rsrs

Anônimo disse...

Oi Mauricio, tudo bom? Eu to fazendo o curso de padeiro, e estou amando... Como só existe masseiras grandes, eu to pensando em comprar a maquina de pão para me auxiliar em casa. Eu posso utiliza-la apenas para amassar e depois modelar a meu gosto? E como eu moro em Fortaleza, eu teria que usar agua gelada, correto? Abraços

Maurício Rodrigues disse...

Olá, respondi seu e-mail. Não use água gelada, use temperatura ambiente então. Abraços!

Flávia disse...

Bom dia. Precisa ser farinha de trigo especial mesmo? Qual a diferença da especial para a comum? O que pode acontecer com o pão se eu fizer com a farinha comum?

Maurício Rodrigues disse...

Flávia, leia as dicas básicas 1 e 2 que irá entender melhor, abraços!

Flávia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Flávia disse...

Na verdade eu já tinha lido as dicas, Maurício, mas rola uma insegurança. E como não estou achando a tal farinha especial por aqui e nenhuma das marcas de farinha comum que você recomendou, vou fazer com o que está tendo mesmo e rezar pra dar certo... Obrigada.

Maurício Rodrigues disse...

Mas lá nas dicas eu ensino tb como melhorar, usando amido, peneirando, etc...

Flávia disse...

Olha, meu primeiro pão, o pão básico com farinha de trigo comum da marca Rosa Branca (bem baratinha), sem amido, fécula ou suco de limão, na panificadora Britânia foi um sucesso! Deu casca crocante e ficou delicioso! Não fosse o batedor ficar dentro do pão eu diria que foi perfeito... Abraço.

Maurício Rodrigues disse...

OI Flávia, que bom que gostou, sobre o batedor veja nas dicas básicas como fazer, abraços!

Paula disse...

Bom dia, Mestre!!
Queridão, tem como modelar a massa do pão francês para fazer pães menores?
Sei q não vai ficar igual ao francês da padaria, mas modeladinho será q rola?
Desde já agradeço sua atenção!
Bjim!

Maurício Rodrigues disse...

Olá Paula, pode sim, qualquer pão vc pode fazer isso, mas não ficará como o pão da padaria, pois na padaria são fornos especiais que soltam vapor e etc...

Carolina Solia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paula disse...

Mais duas duvidazinhas:
- então ao invés do ciclo pão francês posso utilizar o amassar/massa? e deixo o ciclo até o final?
- depois de modelados, deixo os pãezinhos crescer?
Obrigada!
Bjim

Maurício Rodrigues disse...

Pode sim, isso mesmo Paula!

Flavia P disse...

Estou apaixonada! Minha máquina chegou ontem. Fiz o Brioche rápido e a turma aqui de casa aprovou. Hoje fiz o pão francês, achei melhor que o da padaria. Me lembrou ciabatta. Enquanto a máquina sovava, achei meio seco ( o brioche é bem mais molinho), fiquei com medo e acrescentei uma colher de sopa de azeite. Ficou tão bom que estou até duvidando que existe pão mais gostoso! Muito obrigada por compartilhar essas receitas maravilhosas.

Maurício Rodrigues disse...

Oi Flávia, que ótimo, fico muito feliz que tenha já começado bem, parabéns e abraços!

Flavia P disse...

Boa tarde, Maurício. Eu tentei reduzir a receita de 900g pela metade. Eu sei que existem várias receitas de 400g no blog, mas adoramos pão francês e queria fazer esta receita menor. Eu sou muito inciante e o pão ficou parecendo biscoito, com a casca grossa (mesmo no ciclo claro). Você tem alguma dica para reduzir receitas? Muito obrigada!!

Isabela disse...

Olá Maurício, pra ele ficar como pão frances eu tiro a massa da máquina após o bip que mistura e divido a massa? Ou sem chance de ficar assim como francesinho?

Maurício Rodrigues disse...

Não, não aconselho reduzir receitas, cada uma tem suas quantidade exatas para não ter erro.

Maurício Rodrigues disse...

Isabela, leia nas dicas básicas o que falo sobre pão francês. Abraços!

Giselle Queiroz - Assessora Pedagógica - disse...

Maurício já tem alguns dias que venho lendo as receitas desse blog maravilhoso... Hj chegou minha panificadora cadence já fiz um pão branco e ficou uma delícia e amanhã vou testar o pão francês... Já li várias dicas e estou louca para por em prática. Abraços

Giselle Queiroz - Assessora Pedagógica - disse...

Que delícia acordar com a cozinha cheirando a pão novinho e passar manteiga nele quentinho e crocante... Hj programei a máquina para que o pão ficasse pronto na hora que eu acordasse... Apesar de não poder ver se a massa esta no ponto certo, (porque ela iniciou o processo de madrugada) o pão francês saiu delicioso com a casca bem crocante. Essa receita é fantástica... Estou louca para testar outras. Obrigada pelas dicas. Abraços carinhosos à todos.

Maurício Rodrigues disse...

Obrigado!

Juliana disse...

Oi Mauricio, que marca de panificadora doméstica você possui? Pesquisei várias e não consegui decidir por nenhuma... Muitas delas têm reclamações no Reclameaqui devido à falta de peças... O que você me sugere? Abraços.

Maurício Rodrigues disse...

Tenho uma Mondial e uma Cadence.

Camilla Rezende disse...

Essa foi minha primeira receita e ficou ótimo!!!!!

Juliana disse...

Fiz esse pão ontem e ficou maravilhoso!!

Jackeline Barbosa Matarazo disse...

Olá! Minha máquina de pão (Britânia Multi Pane 2) chegou essa semana. Já testei 3 pães, uma das receitas foi aqui do Blog. O seu Blog é excelente. Quero fazer essa receita de pão francês, mas quero dividir em porções individuais e assar no forno. Você sabe me dizer em qual tempo devo retirar a massa e dividir as porções? Alguém já testou e deu certo? Muito Obrigada pelas Dicas :-)

Maurício Rodrigues disse...

Obrigado! Se vc quer um resultado mais parecido, pois não vai ficar igual, coloque o ciclo MASSA/AMASSAR e deixe até o fim, depois modele, deixe crescer e asse. Abraços!

Jackeline Barbosa Matarazo disse...

Obrigada! Vou testar!

Anônimo disse...

Acabei de fazer esse pão e posso afirmar que essa receita é MA RA VI LHO SA!!!!
Eu preparei no ciclo Massa, deixei completar o ciclo com o tempo de descanso de 1h30m... modelei 8 mini rocamboles e deixei descansar mais tempo.... usei o macete da forma de água dentro do forno e borrifei agua nos pãenzinhos tbem, e SIM, deu suuper certo! bem sequinhos por fora e macios por dentro. Muito bom mesmo!!!

Abraço
Luciana de Sousa

Maurício Rodrigues disse...

Obrigado!

Postar um comentário

Antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida nas Dicas Básicas 1 e 2 ali no topo do blog, ou aqui mesmo nos comentários. Se não fique à vontade, terei prazer em ajudar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...