Pão Francês


(Ciclo Francês)

Tamanho: 900gr
1 e 1/3 copo de água (320 ml)
1 e ½ colher de sopa de azeite de oliva
1 e ½ colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar
4 copos de farinha de trigo especial (960 ml)
2 colheres de chá de fermento biológico seco

Tamanho: 600gr
1 copo de água (240 ml)
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 e ½ colher de chá de sal
1 e ½ colher de sopa de açúcar
3 copos de farinha de trigo especial (720 ml)
2 colheres de chá de fermento biológico seco

Retirar a forma de assar de dentro da Máquina de Pão e adicionar todos os ingredientes na ordem acima. Recolocar a forma de assar na Máquina de Pão. Selecionar o tamanho do pão, a cor da casca e o ciclo recomendado. Fechar a tampa e pressionar o botão Iniciar/Ligar.


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

72 comentários:

  1. É nova essa receita fabricio? Alguma diferença pra do livrinho?(tenho uma philco cake nuts)?

    Obrigadoo!!

    ResponderExcluir
  2. Não é antiga já, uma das clássicas. (OBS: é MAURÍCIO rs)

    ResponderExcluir
  3. Fica +- parecido no forno convencional? rs

    ResponderExcluir
  4. Não, não fica, nem perto, pois as padarias usam fornos especiais para isso que além de chegarem a temperaturas bem mais latas que os fornos convencionais formam um leve vacuo e se enchem de vapor de água, que é o que faz formar aquela casquinha, mas na máquina fica uma delícia, com casquinha e tudo, não igual mas o mais próximo possível.

    ResponderExcluir
  5. Patrícia Vieira4 de abril de 2013 10:56

    Verdade Maurício, impossível fazer um pão francês em casa. A propósito, o francês das padarias não leva azeite, precisa de um forno apropriado com vapor.
    Patrícia Vieira
    Técnica em Panificação

    ResponderExcluir
  6. O MEU PAO FRANCES NAO FICA DESSE JEITO.EU ACHO QUE E A FARINHA.PORQUE EU USO A FARINHA DE TRIGO DE FAZER BOLO.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, farinha de bolo pra fazer pão é osso em, vc sabe o que vem na composiçao dessa farinha? ela deve vir fermento, açucar, sal..

    ResponderExcluir
  8. Wedja Karine, nunca faça isso, é uma das dicas que dou nas dicas básicas aqui no blog, use sempre farinha de 1º tipo e de melhor qualidade possível, a mais pura e sem adição de mais nada. Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Fiz essa receita e achei que ficou muito pesado e úmido. O sabor e a casquinha ficaram bons. Fiz a receita de acordo com as instruções. Alguém tem alguma dica?

    ResponderExcluir
  10. Olá, com certeza vc fez algo errado pois esta receita não tem erro, sempre fica fofinha e leve rs, dê uma lida nas dicas básicas aqui no blog, abraços!

    ResponderExcluir
  11. Olá, novamente, Maurício! Fiz novamente o pão francês e agora deu certo! Ficou leve e macio. Estou "pegando a manha" da máquina. Acho que a primeira vez que tentei fazer o pão francês não deu certo porque a farinha de trigo, apesar de ser da marca Sol,estava com a validade quase vencendo. Segui suas dicas e alguns outros truques e realmente fazem muita diferença. Por exemplo, sempre coloco os líquidos (água ou leite) amornados na assadeira e tenho peneirado a farinha de trigo e/ou outra farinha que faça parte da receita.
    Abraços
    Adriana

    ResponderExcluir
  12. Oi Adriana, que bom, fico muito feliz, de verdade. Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Helena Picciarelli27 de julho de 2013 11:41

    Olá,
    sigo sempre seu blog, inclusive no facebook. Minha máquina de pão é da Arno Uno, e não tem ciclo de pão francês. Vc sabe qual eu posso colocar? Se me der somente o tempo já dá pra procurar um similar nos meus ítens.Aliás, ajudaria colocar em todas as receitas o tempo indicado, assim, quem tem outro tipo de máquina já pode se basear.
    Obrigada.
    Helena Picciarelli

    ResponderExcluir
  14. Oi Helena, obrigado por seguir. Use o ciclo Básico ou Sanduíche no lugar do Francês. Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Oi, fiz essa receita hj e deu super certo! Nem acredito! Obrigado pelas dicas!!

    ResponderExcluir
  16. Imagine, fico feliz que conseguiu, precisando é só chamar rs. Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Eu fiz essa receita e ficou maraaaa na panificadora!! Bj

    ResponderExcluir
  18. fiz essa receita ontem, no tamanho médio, a massa ficou molinha e o pão cresceu tanto que grudou na tampa da máquina e levantou a tampa,hehehe, ficou bom, mas precisei cortar toda a parte de cima, pq ficou cru. Usei melhorador de massa, será esse o motivo?

    ResponderExcluir
  19. Oi Izinha, pode ser devido ao melhorador sim, vc não precisa usar em todas as receitas nem grande quantidade, ainda mais se a farinha for boa!

    ResponderExcluir
  20. voce pode sim faser pão frances em casa adquira a quimica de pão frances pode ser zea ritimo pazima e pancel e outras tantas rumo tem em po pasata e liquida farinha de trigo sal agosto fermento biologico acucar e aquimica modo de fazer em um tapuer coloca todos os ingridientes e farinha mecher bem pondo so agua pode usar uma batedeira piquena ai bate bem ate fofar a massa deixa descacar coberta corata modela deixa cresser corta com gilete suavimente forno aquecido 220 graus antes de colocar o pão com um borrifador borrifa agua dentro do forno para faser vapor coloca a assadeira com os pão e assar

    ResponderExcluir
  21. Então Francisco, mas aí jão não mas um pão caseiro e natural, perde todo o sentido de se ter uma máquina de pão, e ainda tem que rezar essa missa toda, aí não vale a pena!

    ResponderExcluir
  22. Maurício, um aluno meu que é padeiro, qdo comentei toda empolgada sobre a minha aquisição da máquina de pão, e fui pedir umas dicas para ele, em vez de me dar dicas, ele só disse para comprar uma massa pronta de pacote que vende no atacadista. Aí eu falei: "Ué, mas se a graça é justamente testar várias receitas diferentes..." Eu não vejo sentido, a não ser esporadicamente, talvez.

    ResponderExcluir
  23. Oi Nubia, acho que esse seu aluno padeiro não gosta de fazer pães então kkk... a máquiná é ótima por vários motivos, e os principais em minha opinião são ter um pão saudável e sem quimicos, corantes e conservantes e variar os pães, e claro a máquina não faz só pães como vc mesma pode ver aqui no blog. Abraços!

    ResponderExcluir
  24. Pois é. Eu fiquei decepcionada com a "dica" dele. rsrs

    ResponderExcluir
  25. Oi Mauricio, tudo bom? Eu to fazendo o curso de padeiro, e estou amando... Como só existe masseiras grandes, eu to pensando em comprar a maquina de pão para me auxiliar em casa. Eu posso utiliza-la apenas para amassar e depois modelar a meu gosto? E como eu moro em Fortaleza, eu teria que usar agua gelada, correto? Abraços

    ResponderExcluir
  26. Olá, respondi seu e-mail. Não use água gelada, use temperatura ambiente então. Abraços!

    ResponderExcluir
  27. Bom dia. Precisa ser farinha de trigo especial mesmo? Qual a diferença da especial para a comum? O que pode acontecer com o pão se eu fizer com a farinha comum?

    ResponderExcluir
  28. Flávia, leia as dicas básicas 1 e 2 que irá entender melhor, abraços!

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Na verdade eu já tinha lido as dicas, Maurício, mas rola uma insegurança. E como não estou achando a tal farinha especial por aqui e nenhuma das marcas de farinha comum que você recomendou, vou fazer com o que está tendo mesmo e rezar pra dar certo... Obrigada.

    ResponderExcluir
  31. Mas lá nas dicas eu ensino tb como melhorar, usando amido, peneirando, etc...

    ResponderExcluir
  32. Olha, meu primeiro pão, o pão básico com farinha de trigo comum da marca Rosa Branca (bem baratinha), sem amido, fécula ou suco de limão, na panificadora Britânia foi um sucesso! Deu casca crocante e ficou delicioso! Não fosse o batedor ficar dentro do pão eu diria que foi perfeito... Abraço.

    ResponderExcluir
  33. OI Flávia, que bom que gostou, sobre o batedor veja nas dicas básicas como fazer, abraços!

    ResponderExcluir
  34. Bom dia, Mestre!!
    Queridão, tem como modelar a massa do pão francês para fazer pães menores?
    Sei q não vai ficar igual ao francês da padaria, mas modeladinho será q rola?
    Desde já agradeço sua atenção!
    Bjim!

    ResponderExcluir
  35. Olá Paula, pode sim, qualquer pão vc pode fazer isso, mas não ficará como o pão da padaria, pois na padaria são fornos especiais que soltam vapor e etc...

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Mais duas duvidazinhas:
    - então ao invés do ciclo pão francês posso utilizar o amassar/massa? e deixo o ciclo até o final?
    - depois de modelados, deixo os pãezinhos crescer?
    Obrigada!
    Bjim

    ResponderExcluir
  38. Estou apaixonada! Minha máquina chegou ontem. Fiz o Brioche rápido e a turma aqui de casa aprovou. Hoje fiz o pão francês, achei melhor que o da padaria. Me lembrou ciabatta. Enquanto a máquina sovava, achei meio seco ( o brioche é bem mais molinho), fiquei com medo e acrescentei uma colher de sopa de azeite. Ficou tão bom que estou até duvidando que existe pão mais gostoso! Muito obrigada por compartilhar essas receitas maravilhosas.

    ResponderExcluir
  39. Oi Flávia, que ótimo, fico muito feliz que tenha já começado bem, parabéns e abraços!

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde, Maurício. Eu tentei reduzir a receita de 900g pela metade. Eu sei que existem várias receitas de 400g no blog, mas adoramos pão francês e queria fazer esta receita menor. Eu sou muito inciante e o pão ficou parecendo biscoito, com a casca grossa (mesmo no ciclo claro). Você tem alguma dica para reduzir receitas? Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  41. Olá Maurício, pra ele ficar como pão frances eu tiro a massa da máquina após o bip que mistura e divido a massa? Ou sem chance de ficar assim como francesinho?

    ResponderExcluir
  42. Não, não aconselho reduzir receitas, cada uma tem suas quantidade exatas para não ter erro.

    ResponderExcluir
  43. Isabela, leia nas dicas básicas o que falo sobre pão francês. Abraços!

    ResponderExcluir
  44. Maurício já tem alguns dias que venho lendo as receitas desse blog maravilhoso... Hj chegou minha panificadora cadence já fiz um pão branco e ficou uma delícia e amanhã vou testar o pão francês... Já li várias dicas e estou louca para por em prática. Abraços

    ResponderExcluir
  45. Que delícia acordar com a cozinha cheirando a pão novinho e passar manteiga nele quentinho e crocante... Hj programei a máquina para que o pão ficasse pronto na hora que eu acordasse... Apesar de não poder ver se a massa esta no ponto certo, (porque ela iniciou o processo de madrugada) o pão francês saiu delicioso com a casca bem crocante. Essa receita é fantástica... Estou louca para testar outras. Obrigada pelas dicas. Abraços carinhosos à todos.

    ResponderExcluir
  46. Oi Mauricio, que marca de panificadora doméstica você possui? Pesquisei várias e não consegui decidir por nenhuma... Muitas delas têm reclamações no Reclameaqui devido à falta de peças... O que você me sugere? Abraços.

    ResponderExcluir
  47. Essa foi minha primeira receita e ficou ótimo!!!!!

    ResponderExcluir
  48. Fiz esse pão ontem e ficou maravilhoso!!

    ResponderExcluir
  49. Olá! Minha máquina de pão (Britânia Multi Pane 2) chegou essa semana. Já testei 3 pães, uma das receitas foi aqui do Blog. O seu Blog é excelente. Quero fazer essa receita de pão francês, mas quero dividir em porções individuais e assar no forno. Você sabe me dizer em qual tempo devo retirar a massa e dividir as porções? Alguém já testou e deu certo? Muito Obrigada pelas Dicas :-)

    ResponderExcluir
  50. Obrigado! Se vc quer um resultado mais parecido, pois não vai ficar igual, coloque o ciclo MASSA/AMASSAR e deixe até o fim, depois modele, deixe crescer e asse. Abraços!

    ResponderExcluir
  51. Acabei de fazer esse pão e posso afirmar que essa receita é MA RA VI LHO SA!!!!
    Eu preparei no ciclo Massa, deixei completar o ciclo com o tempo de descanso de 1h30m... modelei 8 mini rocamboles e deixei descansar mais tempo.... usei o macete da forma de água dentro do forno e borrifei agua nos pãenzinhos tbem, e SIM, deu suuper certo! bem sequinhos por fora e macios por dentro. Muito bom mesmo!!!

    Abraço
    Luciana de Sousa

    ResponderExcluir
  52. Olá. O açúcar pode ser tanto cristal quanto refinado? Obrigada

    ResponderExcluir
  53. Pô Mauricio estava fazendo o pão e faltou energia por 10 minutos +- no meio do processo e quando voltou a luz a máquina ficou desligada então apertei o botão de ligar,será que vai melar o pão, tinha marcado cor clara e vi que no visor mudou para cor medio.
    Almir

    ResponderExcluir
  54. A máquina tem memoria, vc tinha que ter olhado e conferido se o tempo estava contando, se não tem que programar novamente ou da parte/ciclo que parou.

    ResponderExcluir
  55. Mauricio o pão saiu bom apenas com a casca um pouco dura, vou agora tentar uma outra receita, fiquei satisfeito com o resultado. Da próxima vez faço como você recomendou (espero que não aconteça)
    Abs. Almir

    ResponderExcluir
  56. Mauricio, posso aumentar um pouco o sal e usar o ciclo sanduíche.
    Abs. Almir

    ResponderExcluir
  57. Mauricio, parabéns pelo blog! Muito bom!
    Fiz o pão francês de 900gr usando farinha do tipo 00. Ficou sensacional, mas a massa subiu muito, não chegou a abrir a tampa, mas chegou perto. Por ser mais pura, devo usar menos farinha? e ouvi que precisaria usar mais água, mas não precisei, para outras receitas isso será necessário?
    grande abraço,

    Eduardo

    ResponderExcluir
  58. Oi Maurício, bom dia!!!

    No pão francês posso substituir o azeite por manteiga em temperatura ambiente? Se puder, qual seria a quantidade? Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  59. Bom Dia Maurício!
    Adquirir a máquina de pão porque meu filho mais novo (2 anos e meio), tem varias alergias alimentares, a começar por leite (proteína, independente de ter ou não lactose) e soja. Ele adora pão e o único que pode comer é o bisnaguinha da Pullman, que não leva leite. Entretanto, a validade desse pão é de quase 30 dias, o que significa uma impregnação de conservantes.
    Hoje fiz meu primeiro pão francês, seguindo suas valiosas orientações. Utilizei a receita de 600 gr, cor da casca média. Achei que ficou bom, mas meio perecido com aqueles pães italianos. Massa meio pesada e casca meio durinha. Uma delicia, mas acho que errei em algum ponto. Usei o trigo Mirella, Tipo 1, porque em dois supermercados não encontrei nenhum dos indicados por você.
    Detalhe, não penerei o trigo...
    Outro detalhe, meu filho adorou! Só por isso, já valeu a pena comprar a máquina!
    Obrigado e Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  60. Olá, que bom que está gostando. Recomendo ler as dicas básicas 1 e 2 aqui no blog, o post de como enriquecer seus pães e todos os açúcares vc pode trocar por adoçantes e melados, todas as receitas que tem leite vc pode usar leites vegetais ou agua. Abraços!

    ResponderExcluir
  61. Olá, Mauricio, feliz ano novo!
    Acabo de fazer a minha primeira receita na minha mfp mondial.
    O pão ficou bom, apesar de apenas alguns lados ficarem crocantes (cor médio). Mas o problema foi desenformar! O pão não saiu de jeito nenhum! Tentei retirar logo após o bip. Tinha q esperar? Sacudi muito, mas não saiu :( tive que puxar e destrui meu pão:( ficou feio, mas gostoso kkk como faço pro próximo desenformar? O normal é sair com o batedor?

    ResponderExcluir
  62. Unte o batedor antes de tudo, e na hora de desinformar retire a forma e aguarde uns 5 minutos, depois vc dá uma girada leve para um lado e para o outro por baixo da forma, no eixo do batedor e vira.

    ResponderExcluir

Antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida nas DICAS BÁSICAS ali no topo do blog no Menu, ou aqui mesmo nos comentários. Se não fique à vontade, terei prazer em ajudar!