Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Pão Doce

(Ciclo Doce / Básico / Normal)

Tamanho: 600g ou 750g

1 xícara de leite
1 ovo
3 colheres de sopa de manteiga ou margarina
6 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de sal
3 e 1/4 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento biológico seco

Coloque todos os ingredientes na forma da máquina, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo e ligue a máquina.

É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

30 comentários:

  1. Ola, quando a receita informa que é uma colher de sopa de algum ingrediente, quer dizer colher rasa ou cheia? E na receita de pao doce, diz sobre a farinha de trigo como sendo 3 "medidas" isso significa 3 copos? Posso trocar a farinha de trigo normal pela farinha de trigo integra em qualquer receita? Obrigada,

    ResponderExcluir
  2. Olá, a colher de sopa ou de chá é sempre a que vem já com a máquina, "uma medida" é um copo medidor da máquina que é uma chícara.
    Substituir totalmente a farinha branca pela integral é bem didfícil, geralmente substituo apenas uma xícara mas mesmo assim depois de uns 15 minutos tem que dar uma olhada pois as vezes pede mais uma ou duas colheres de água ou de farinha branca para dar o ponto. Até mais!

    ResponderExcluir
  3. eu fiz esta receita e ficou ótimo, só troquei o fermento biológico seco por fermento biológico fresco, um tablete, ficou ótimo e cresceu bastante mesmo neste frio.

    ResponderExcluir
  4. Karina, que bom, e que delícia rs! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Eu fiz ,mas coloquei leite desnatado, não sei se foi isso, mas parecia uma massa de bolo mole, o pão não cresceu quase nada, mas ficou fofinho...

    ResponderExcluir
  6. ANÔNIMO, reveja os passos e a receita, pois esta certinho, pode até olhar acima tem mais gente que fez e deu certo, se precisar de alguma ajuda pode contar! abraços!

    ResponderExcluir
  7. quando vc diz: "uma medida" é um copo medidor da máquina que é uma chícara.

    Qual a medida desta xicara? em gramas
    obrigada

    ResponderExcluir
  8. ELIZA, isso mesmo, é o cópo medidor da máquina, equivale a 1 chícara. Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Maurício, vou tentar fazer essa receita tenho a maquina multi pane, mas a duvida é 300 ml de leite para 3 copos de farinha...não seria muito leite,pois a massa irá ficar muito mole, para 3 copos de farinha geralmente coloco 1 copo medida de leite ou água...

    ResponderExcluir
  10. Olá Maria Tereza, 1 copo tem cerca de 250ml, então será copo e um pouquinho a mais só, não se preocupe. Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Reproduzi a receita acrescentando erva doce e ficou perfeito!!!!!! Parabéns pelas receitas! Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Isso mesmo, tem que variar e incrementar! Obrigado, abraços!

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Maurício...

    Estou preparando essa deceita mas tenho uma dúvida! Coloquei as medidas dos ingredientes certinho e a massa está na máquina, porém, a massa está mole que nem massa de bolo. É assim mesmo? Estou estranhando muito e achando que esse pão não dará certo.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  14. Olá, não fica mole não, veja se não errou nas medidas, abraços!

    ResponderExcluir
  15. Fiz essa receita e ficou MARAVILHOSO!!! Apenas coloquei 4 colheres de sopa de açúcar para não ficar muito doce! Pode ser substituído também por 4 colheres de sopa de mel e uma de açúcar! Amei a receita e vou repetir sempre! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Olá, alguém pode me informar quanto tempo é este ciclo doce/básico?
    E que tamanho fica mais ou menos?

    ResponderExcluir
  17. O ciclo é o Doce OU o Básico, cada um tem seu tempo já pré-programado na panificadora. O tamanho está no início de cada receita.

    ResponderExcluir
  18. Maurício, há uma forma de substituir manteiga ou margarina por óleo? E o leite por leite vegetal? Tenho um menininho com alergia a leite aqui em casa e estou precisando de uma receita básica de pão doce, mas todas que vejo ora tem leite, ora tem manteiga ou margarina, quando não as duas! Obrigada

    ResponderExcluir
  19. Você sabe como calculo o óleo, Maurício? Uso a mesma medida que seria de margarina?

    ResponderExcluir
  20. Olá, Maurício. Parabéns pelo blog. Fantástico. Comprei a panificadora por necessidade, pois tenho intolerância a lactose e a frutose (q inclui qualquer açúcar e derivados de soja). Assim, se eu quiser pão, só fazendo!!rsrs. Eu posso substituir o açúcar das suas receitas por adoçante culinário? Ou altera a textura e o resultado.? Obrigada

    ResponderExcluir
  21. Maurício que pão MARAVILHOSO!!!! Super fofinho! Obrigada por compartilhar conosco essas receitas maravilhosas!!!!

    ResponderExcluir
  22. Olá, Maurício! Nossa, vou te contar: que pão maravilhoso. Comprei uma panificadora elétrica te tanta vontade de reproduzir as suas receitas aqui em casa, sendo essa de "Pão Doce" a primeira. E já foi logo um sucesso! Só tenho uma dúvida: das duas vezes em que fiz, em ambas o pão cresceu ao ponto de encostar na tampa da máquina. O pão assou todo, sem problemas. Só o topo que ficou feinho por encostar na tampa, e a tampa fica suja com a massa encruada. E eu uso a medida exata da receita usando o copo de medida que veio junto. Por que será que acontece isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá friend. Veja minha lista de DICAS BÁSICAS no menu no topo do blog 😉

      Excluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: