Pão de Queijo Goiano


(Ciclo Amassar/Misturar)

Tamanho: 900gr

4 copos (americano ou requeijão) de polvilho
2 copos (americano ou requeijão) de queijo ralado
1 copo (americano ou requeijão) de óleo
1 copo (americano ou requeijão) de leite
1 colher (sopa) de margarina
4 ovos
Sal a gosto (se o queijo não for salgado)

Coloque o polvilho, em uma vasilha e reserve. Misture o óleo, o leite e o sal, ferva depois despeje sobre o polvilho em círculos (escalde). Espere a massa esfriar e em seguida acrescente os ingredientes restantes, por último os ovos (tipo médio). Misture com uma colher e despeje na máquina para fazer pão. Selecione o ciclo misturar (10 minutos), faça essa operação 2 vezes
Retire a massa da máquina, unte as mãos com óleo e enrole os pães. Coloque para assar em forno a 180°, pré-aquecido, até crescer, depois abaixe aos poucos até dourar.

Dicas: A massa não pode ficar soltando dos dedos e nem grudenta. Caso isso ocorra, coloque aos poucos colheres de água fria, até a massa ficar grudando levemente entre os dedos, se não ele ressecará e os pães não crescerão. Não deve untar a assadeira porque os pães constipam assando rapidamente por fora e inibindo o crescimento. Enrole os pães coloque-os em uma assadeira e leve ao freezer para endurar, depois retire e coloque em sacos plásticos dividindo em porções, leve novamente ao freezer. Quando for assar os pães 1º ligue o forno e só quando já estiver quente retire os pães do freezer e leve pra assar não pode demorar porque os pães estragam. Asse na hora de servir para servi-los bem quentinhos. Com a máquina nesse mesmo ciclo, prepara-se biscoito de queijo, sequilhos, quebradô.


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!