Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Pão de Leite


(Ciclo Básico / Normal ou Sanduíche)

Tamanho: 900g ou 1kg
1 e 1/3 xícara de leite com 1 ovo (quebre o ovo dentro da xícara e complete com leite)
2 colheres de sopa de creme de leite
1 e 1/2 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar
4 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento biológico seco

Tamanho: 600g ou 750g
1 xícara de leite com 1 ovo (quebre o ovo dentro da xícara e complete com leite)
1 e 1/2 colher de sopa de creme de leite
1 e 1/2 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento biológico seco

Coloque todos os ingredientes na forma da máquina, iniciando pelos líquidos, depois os secos e por último o fermento. Programe o ciclo e ligue a máquina.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

50 comentários:

  1. Acho que escrevi o comentario no lugar errado.Quanto as minhas bandejas nao tem encaixe para copo, ela tem tampo liso para colocar laptop tambem, escrever,fazer trabalhos manuais e etc... qualquer duvida me pergunte, ok! um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se todas as receitas de pao só poderam ser feitas na máquina, realmente não sei qual escolher. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Todas as receitas feitas na máquina podem sem sombra de dúvida ser feitas à mão também, você só terá um pouco mais de trabalho sovando a massa e tal...Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Pode usar margarina no lugar do creme de leite?
    Ahh, sua receitas são maravilhosas!
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Marília, pode usar manteiga, margarina e até azeite no lugar do creme de leite, mas nessa receita específicamente haverá uma alteração na textura e no sabor, afinal é pão de leite e o creme de leite ajuda a reforçar esse sabor! Abraços, que bom que está gostando!!!

    ResponderExcluir
  6. Parabens pelo blog. Sensacional, me ajudou muito!

    Val

    ResponderExcluir
  7. Val, precisando estamos aqui para lhe ajudar, abraços!

    ResponderExcluir
  8. este site é o melhor !!! Ganhei a máquina na última 5ª feira, e estou testando várias receitas, e esta, ficou divina !!! Pode me tirar algumas dúvidas sobre a máquina? Depois de a massa preparada e ter soado o bip, posso remover a massa da forma, tirar a hélice e recolocar a massa para assar, para quando pronto o pão não ficar com a hélice dentro? Panetone, o ideal é só preparar a massa na máquina e assar no saco de panetone em forno convencional ? Dúvidas mil!!! PArabéns pelo site !!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Ana Lucia, não pode retirara a hélice porque quando a massa está crescendo, se vc parar para prestar atenção, a máquina da algumas batidas as vezes para retirar o excesso de ar da massa, mas para sai fácil unte o batedor com azeite ou manteiga que sai bem mais facil. Quanto ao panetonne vc pode fazer tanto tudo na máquina quanto no forno convencional, só que algumas receitas que coloquei aqui são grandes e rendem mais de 1 panetone, leia antes de fazer. Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Uma coisa que não estou entendendo em algumas de suas receitas
    Vc no inicio da receita coloca por exemplo 600g
    mas so de farinha de trigo da 720g
    se juntar todos os ingredientes passa de 1kg ai a maquina não bate os ingredientes e assim vai acaba queimando
    Att

    ResponderExcluir
  11. ELIZA, acho que vc não viu direito, não são GRAMAS e sim ML, só para vc saber a medida que poderá usar. Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Mauricio, poderia me indicar uma boa farinha de trigo especial. So conheço a dona benta, tem outra marcar? aonde posso encontrar? Camila.

    ResponderExcluir
  13. As que eu mais gosto são Sol e Moinho São Jorge, mas a Renata e Anaconda também são muito boas, dona benta só se for a reserva especial... para vc diferenciar veja a cor da farinha, quanto mais branca melhor. Já nas integrais o importante é ver se não está velha, com muito tempo de fabricação. Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Obrigada pelas dicas Mauricio e principalmente por compartilhar conosco!!! Amoooo seu blog, é com ele que eu me inspiro a acordar com cheirinho de pao caseiro hummm. Camila.

    ResponderExcluir
  15. Oi Camila, obrigado pelos elogios, esulquer coisa estou a disposição. Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Ola, acabei de fazer a receita e ficou maravilhosa. Fiquei com receio de abrir a tampa pra fazer os riscos no topo da massa e ficar como o seu da foto. Meu medo era da massa afundar com a diferenca de temperatura. Em que momento, e como, voce fez as estrias no topo do pao? Grande abraco

    ResponderExcluir
  17. Oi Elaine, que bom que gostou, obrigado. pode fazer os cortes com uma faca bem afiada ou lâmina assim que o pão estiver crescido, um pouco antes de começar a assar, cerca de 1h antes do fim do ciclo. Abraços!

    ResponderExcluir
  18. Olá Maurício! adoro seu blog e todo seu trabalho. Gostaria de saber pq vc coloca assim, Ciclo Básico/Normal/Sanduíche, se na Mondial nesse caso seria Normal, nem tem básico, mas tem sanduíche. Queria saber também qual a cor que vc colocou para ficar como a foto. Não sei ainda sobre as cores. Outra dúvida é sobre farinha especial, comprei a Sol pq vi que indicou essa, mas comprei tradicional tipo 1, é essa mesmo? Desculpe, mas é minha primeira vez, rsrs.

    ResponderExcluir
  19. Oi Cris, coloco desta forma pois tem máquina que não tem um ciclo mas tem o outro e aí a pessoa escolhe o ciclo que ela tem pois qualquer uns destes servirá. Eu sempre uso cor clara, mas vai de gosto. Sim, vc vai gostar. Abraços!

    ResponderExcluir
  20. Obrigada pela atenção!!! :) E a farinha Sol especial? Só encontro a tipo 1 tradicional, é essa? Maurício, essa Mondial tem um bip? quando? fiz o pão ontem e não reparei, quero colocar recheios e fala para colocar após o bip, pode me ajudar, não achei no manual quando tem bips e nem quantos, nem porquê, para quê :D Ah! Essa MFP Mondial faz massa de coxinha, risoles...? :D Ah! O pão quando assim que saiu quentinho, dentro estava macio e fora estava borrachudo, nem dava para comer, quando esfriou melhorou, mas ficou uma casca grossa, acho que foi pq escolhi cor média, acho que deve ser branca mesmo. Obrigadão!

    ResponderExcluir
  21. Oi Cris, é essa mesmo. Sim, tem BIP, depois de alguns minutos, varia de máquina para máquina. Dá pra fazer sim, mas quantidade pequenas pois força muito, use o ciclo geleia. Digas as dicas básicas 1 e 2 que falo sobre isso. Abraços!

    ResponderExcluir
  22. nao entendi na parte que diz 1/3 copo de leite com 1 ovo (320 ml) coloca o leite e o ovo por cima ?se nao caber no copo?

    ResponderExcluir
  23. Não, vc coloca o ovo dentro do copo/xícara e completa com leite e despeja na forma da máquina, depois vc mede mais 1/3 de xícara de leite e despeja tb e continua com os ingredientes.

    ResponderExcluir
  24. Uma delícia façam sem medo ! fica muito fofinho e saboroso.Obrigado Mauricio por compartilhar.

    ResponderExcluir
  25. Delicioso, façam sem medo de errar, massa macia. Assei no forno e rendeu 2 pães médios. Parabens Mauricio, ja fiz varias receitas do seu blog e todos deram certo e ficaram saborosos.

    ResponderExcluir
  26. A minha máquina de pão queima o pão mesmo com o ciclo claro e tirando logo que termina. Posso desligá-la 10 min antes da finalização para que isto não aconteça?

    ResponderExcluir
  27. Mas aí vc tem que ver se estará assado por dentro, se está queimando mesmo no ciclo claro está com problemas, pode até ficar bem dourado, mas nunca queimado.

    ResponderExcluir
  28. Pois é, dentro fica bom, mas na parte de fora, embaixo, fica uma casca grossa e queimada. Vou entrar em contato com a empresa da máquina.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  29. olá Mauricio, seu blog da Maquina de Pão de da Fritadeira é show, fiz essa receita de um dia para o outro, mas meu pão não cresceu muito, será que foi por causa do frio que fez de madrugada menos de 10°C, abraços

    ResponderExcluir
  30. Olá Rodolfo obrigado. Com certeza, neste frio que esta fazendo os pães crescem menos, vc pode amentar a quantidade de fermento para que cresçam mais, ou fazer sem programar e usa o líquido, leite ou água, morninho para ajudar. Abraços!

    ResponderExcluir
  31. Oi Mauricio. Parabéns pelo blog e pelo grupo no facebook. Salvou minha vida.
    Me tire uma dúvida: qual creme de leite devo usar? De caixinha? Obrigada. Tatiana

    ResponderExcluir
  32. Obrigado! Tanto faz o tipo, eu uso o de caixinha mesmo rs

    ResponderExcluir
  33. HUmmmmmmmmmmmmm que delícia fiz o de 900 grs. e ficou showwwwwwwwwwwwww. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  34. Maravilhosoooo!!! Acabei de fazer! Quem tiver a máquina da Electrolux coloquem na cor clara para não queimar muito.

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde mauricio, me tira 3 duvidas por favor? O leite pode ser gelado ou tem que ser morno? A manteiga tem que derreter ou pode ser sem derreter? No caso a medida da manteiga é medida pelo medidor da maquina? Quando vc fala em colher de sopa e colher de cha tambem é pra usar as medidas da colher medidora ne? E o femento fleshman nas receitas pede 1 colher de sopa mas um envelope de 10 gramas na colher medidora sobra um pouquinho.. obrigada e desculpa tantas perguntas

    ResponderExcluir
  36. Nunca gelado, temperatura ambiente, ou SE a receita pedir morno. Manteiga ou margarina tanto faz. Tudo nas receitas vc deve utilizar os medidores, sempre.

    ResponderExcluir
  37. Posso usar o ciclo só pra amassar a massa e depois enrolar em tamanhos menores? É indicado? Pois acho o pão muito grande e meu filho ama aquelas bisnaguinhas da Pullman. Queria fazer algo próximo a ela, só que mais natural, sem tanto conservante.

    ResponderExcluir
  38. Respostas
    1. Maurício, caso eu quera enrolar em tamanhos menores, em que momento devo tirar a massa da máquina?
      Obrigada!

      Excluir
    2. Leia as DICAS BASICAS no menu ali no topo do blog.

      Excluir
  39. Esse pão ficou divino !!! Obrigada pela receita ;)

    ResponderExcluir
  40. Meu pão ficou uma delícia! Seu Blog é ótimo!

    ResponderExcluir
  41. Estou confusa, não sei qual é a melhor receita. Todas que fiz ficaram ótimas kkkk
    Esse pão de leite é perfeito!

    ResponderExcluir
  42. Essa massa é perfeita! Fiz e devoramos em um dia. Obrigada!

    ResponderExcluir
  43. Mauricio Tem um problema serio nesse blog . Estou inchando igual os pães que vc ensina são muito bons .todos os dias faço um diferente . Amando .Beijos parabéns.

    ResponderExcluir
  44. Essa ganhou o meu coração! Que massa maravilhosa! Já fiz algumas receitas e essa sem dúvida foi a que eu mais gostei. Massa leve, gostosa, acompanha com pates, queijos, geleias... incrível! Parabéns pela receita!

    ResponderExcluir
  45. Sinônimo de sucesso esse pão de leite. Fiz ontem e ficou divino! Todos amaram!

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: