Pão de Batatas


(Ciclo Básico/Sanduíche)

Tamanho: 900gr

Bater no liquidificador:
150g de batatas cozidas
2 colheres de sopa de azeite
1 xic. chá de leite morno (desnatado)
1/2 envelope de fermento biológico seco
1 envelope de adoçante
1 colher de café de sal
1 colher de (sobremesa) de liga neutra (opcional)

Coloque a massa na forma e acrescente aos poucos 2 pacotes (400g) de fécula de batata. Asse no ciclo básico. Deixe esfriar para desenformar e cortar. Conservar (já fatiado) em geladeira ou freezer.

O pão cresce bem e fica fofinho, depois para comer é so aquecer por 30 seg no microondas e fica como se tivesse acabado de sair do forno.

Pode variar o sabor substituindo a batata por: mandioca ou mandioquinha que também ficam muito saborosos.


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

24 comentários:

  1. Mauricio, queria uma ajuda para saber aonde encontro fécula de batata? há uma marca que voce recomende?
    Essa receita posso colocar no ciclo massas para poder fazer as bolinhas e rechea-las? Obrigada, dalila.

    ResponderExcluir
  2. Oi Dalila, vc encontra em qualquer supermercado perto dos cereais e amidos, como amido de mílho, arrozina, neston, farinha láctea... sempre está perto destes! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Mauricio. vou providenciar.
    Sabe se posso colocar essa receita no ciclo Massas / amassar para fazer as bolinhas do pao rechadas? Dalila.

    ResponderExcluir
  4. Oi Dalila, esqueci dest parte, pode sim, aliás sempre faço assim, e recheio. Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Mauricio.
    Seu blog é realmente um vicio! Dalila.

    ResponderExcluir
  6. Olá Dalila, obrigado e sinta-se à vontade para visitar sempre. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Maurício. Temos aqui em casa uma máquina de pão da Arno (Uno) e ela não tem o ciclo Sanduíche. Você sabe me dizer qual é o ciclo equivalente dela?

    ResponderExcluir
  8. Oi Fábio, vc pode usar o Básico "ou" o Sanduíche, se a sua não tem o Sanduíche use o Básico e vice-versa rs... Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Maurício, mas no caso de alguma receita pedir somente o ciclo Sanduíche, qual seria o correspondente na minha máquina?

    Suas receitas são realmente incríveis e, dentro em breve, vamos adquirir o seu livro!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Fábio, use o Básico, como eu disse são praticamente iguais! Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Mauricio o que seria essa liga neutra? Estou viciada em seus blogs parabens

    ResponderExcluir
  12. Oi Lorem, é um produto muito usado para fazer pães, sorvetes, etc... é vendido normalmante nestas casas/lojas que trabalham com produtos para festas, culinária, panificação, bolos, doces etc

    ResponderExcluir
  13. Tem como fazer essa receita em forno convencional?

    ResponderExcluir
  14. Sim, veja como nas DICAS BÁSICAS ali no topo do blog.

    ResponderExcluir
  15. Meu querido, adorei a receita, mas primeiro ela fala em batatas cozidas e no preparo em fécula de batatas.... me ajude aí rsrsrs

    ResponderExcluir
  16. Daniela, a batata é na primeira parte, que bate no liquidificador, a fécula é o que dará ponto na massa.

    ResponderExcluir
  17. Olá Mauricio! Posso substituir a liga neutra por 1 ovo? obrigada

    ResponderExcluir
  18. Pode, só fique atenta ao ponto da massa.

    ResponderExcluir
  19. Olá Maurício. Parabéns pelo blog!! É realmente inspirador!! Me esclarece uma dúvida: eu bato tudo no liquidificador, coloco na cuba da MFP, escolho o ciclo, ligo e enquanto a MFP mistura eu vou adicionando a fécula de batata, é isso?? Posso utilizar o ciclo "massa" ou "amassar" e depois de terminado o ciclo fazer as bolinhas e assar em forno convencional?? É necessário deixar crescer mais um pouco as bolinhas ou coloco direto no forno após modelar?? Obrigada!!

    ResponderExcluir
  20. Mauricio, tenho algumas duvidas: o azeite de oliva aparece duas vezes na lista de ingredientes. São 2 colheres ou 4? Estou nos EUA e aqui eu acho Potato Flour, traduzinho Farinha de Batata, voce acredita que isso é a Fécula de Batata? Obrigada e parabéns pelo blog!!

    ResponderExcluir
  21. Joyce, veja uma receita de pão de batatas que dei no outro blog, é mais simples e fica maravilhosa, e claro pode ser feita na máquina de pão -> http://fritadeirasemoleo.blogspot.com.br/2014/05/pao-de-batata-na-airfryer.html

    ResponderExcluir
  22. Pode substituir por batata doce sem alterar a receita???

    ResponderExcluir
  23. Pode mas vai alterar a receita. Veja a receita de pão de batata doce aqui no blog, é mais fácil.

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!