Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Pão Australiano (tipo Aussie Bread do Outback)


Essa receita é muito especial para mim, pois é um pão que amo e levei muitos anos aprimorando, desde então está aqui no blog e tem sido sucesso entre vocês!

(Ciclo Amassar / Massa / Pizza e Assar)

Tamanho: 900g ou 1kg

1 xícara de água morna
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
1 colher de sopa de óleo
1/2 xícara de melado ou mel
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de chocolate em pó ou 1 colher de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa de amido de milho
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo branca
1 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de centeio
2 e 1/2 colher de chá de fermento biológico seco
Fubá para polvilhar

Na máquina de pão acrescente todos os ingredientes (menos o fubá), na ordem acima. Ligue no ciclo de amassar massas (1h30) e deixe terminar. Quando o ciclo terminar, retire a massa da máquina, faça uma bola e passe suavemente sobre o fubá, coloque na forma novamente e deixe crescer até dobrar de volume, então programe o ciclo de Assar.

Se desejar pode fazer pãezinhos menores, separe a massa pronta em 6 partes iguais, passe sobre o fubá, coloque em uma assadeira e deixe crescer até dobrar de volume. Asse em forno pré-aquecido em a 180°C até dourar. Sirva com manteiga, gelada ou amolecida.

Observações importantes:
A massa sai da máquina com uma consistência um pouco pegajosa, mas com pouca farinha é possível modelar a bola ou os pãezinhos, sem deixar a massa dura adicionando farinha.
Se quiser servir este pão com uma manteiga parecida com a servida no Outback é simples, deixe a manteiga atingir a temperatura ambiente e bata-a na batedeira, em velocidade alta. Aos poucos, acrescente água gelada até a manteiga ficar aerada. (use no máximo 1/4 de xícara de água gelada para cada xícara de manteiga batida.)

É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

55 comentários:

  1. To tentando esse hj com as dicas importantes... Vamos ver se da certo. Amo esse pao! Se ficar parecido com o do restaurante, vou ficar satisfeita.

    ResponderExcluir
  2. Aprovado. Ficou muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Olá, fica ótimo sim, sempre faço como entrada de jantar, e sirvo costelinhas de porco ao barbecue com batatas temperadas ao alecrim, fica perfeito, todo mundo adora!

    ResponderExcluir
  4. Nem me fale, tb adoro este pão, nesse friozinho com um cappuccino... rs

    ResponderExcluir
  5. Não conheço o pão do Outback,mas fiz "a la Mauricio" e ficou muito bom.Coloquei mais 1/2 de farinha branca e 1/2 de integral,pois não tinha centeio e ficou uma delícia.Parabéns,adoro seu blog.
    Josiane

    ResponderExcluir
  6. Oi Josiane, obrigado, que bom que gostou, abraços!

    ResponderExcluir
  7. Amigo quando você fala que se a máquina for grande pode fazer todo processo nela, qual seria o tamanho da máquina? Obrigado e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  8. São máquinas de duas pás batedoras, que são maiores.

    ResponderExcluir
  9. Maurício boa tarde, por favor me ajude, fiz este pão, a textura da massa ficou muito boa mas o pão não cresceu muito, ficou muito pesado, em umas pesquisas na internet vi que existe fermento para massa doce, seria esse o meu erro? utilizar o fermento seco instataneo normal? Qual fermento você usa nesses tipos de massa? Obrigado! A fiz um pão de mel leve seu que ficou ótimo!

    ResponderExcluir
  10. Oi Victor, vc pode só usar um pouco mais de fermento mesmo, eu uso sempre o normal, não veja diferença no de massas doces. Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Fiz o pão e amei!!
    Super recomendo essa receita.
    Parabéns! As Receitas são ótimas!

    ResponderExcluir
  12. Olá Mauricio,td bem? Gostaria de fazer todo o processo dessa receita (sem tirar para passar o fubá) na própria MFP. Mas qual ciclo usar? Tô confusa com os comentários.A minha tem 500gr, 750gr e 1000gr, uso a de 1000gr? Bjs e obrigada.

    ResponderExcluir
  13. Pode sim, use o ciclo doce ou integral. Sim 1kg.

    ResponderExcluir
  14. Moço, que trem bom demais, uai!
    Tenho a MFP Britania e já fiz 3 vezes. A massa nem precisou de farinha para chegar no ponto.
    Assei no forno. Disseram que ficou melhor que o do outback!
    Muito obrigada pelas suas maravilhosas receitas!

    ResponderExcluir
  15. Bom dia. Fiz essa receita inteira na máquina de pão e o pessoal de casa gostou muito, porém eu achei que a massa ficou muito densa. Explico: o pão do Outback é mais aerado por dentro e o meu ficou mais 'massudo'. Outra coisa que eu achei é que ficou muito doce para o meu paladar. O que vc sugere para o pão ficar mais aerado? E para ficar menos doce diminuo o açúcar ou o mel? Obrigada desde já pela atenção.

    ResponderExcluir
  16. Sugiro que reduza o açúcar e que asse no forno.

    ResponderExcluir
  17. Sem dúvidas a melhor receita de pão que eu fiz até agora com essa máquina.
    O cheiro que se espalha pela casa já deixa você louco para experimentar.
    Muito obrigado por compartilhar essas maravilhas, Maurício.
    Um Abraço!

    ResponderExcluir
  18. Tb amo esse pão, desde sempre e para sempre rs... que bom que gostou, abraços!

    ResponderExcluir
  19. Maurício, parabéns, pelo blog e por esse pão! Achei que a massa ficaria dura e usei mais 50ml de água morna e os demais ingredientes certinhos como vc orientou! Ficou um show!!!!!!! Valewwww

    ResponderExcluir
  20. As farinhas integrais as vezes absorvem mais ou menos água, é normal.

    ResponderExcluir
  21. Olá Maurício, tudo bem? Parabéns pelo blog, tenho aprendido muito! Fiz o pão australiano e foi um sucesso! Mas eu tenho duas dúvidas: posso assar ele na máquina ou fica melhor no modelando e assando no forno convencional? Como o pão tem uma coloração marrom como posso fazer para quando ele já está dourado para retirar do forno? Muito obrigado pelas dicas!

    ResponderExcluir
  22. Olá, obrigado! Esse eu prefiro assar no forno, até dá na máquina. No forno vc sabe que está assado porque ficará mais moreno por cima e ao bater de leve na casca fará um som mais seco, como oco.

    ResponderExcluir
  23. o batedor da minha maquina nao ta normal .. ele funciona um pouco e para toda hora ..ele ta encaixado mas n funciona normalmente para toda hora de misturar a massa ..o q faço???????????

    ResponderExcluir
  24. Durante o processo do preparo do pão a máquina bate e para várias vezes mesmo rs, é normal.

    ResponderExcluir
  25. Maurício, aquelas polentas instantâneas podem ser usadas no lugar de fubá?
    Também comprei o livro. Quando você modificar alguma receita no blog você poderia publicar no Facebook para quem tem o livro ficar sabendo? Obrigada

    ResponderExcluir
  26. Adorei o blog e essa receita, vou tentar hoje! queria só uma dica, tenho a máquina mas sempre prefiro assar o pão no forno, porém ele queima o fundo, msm não estando fogo alto, forma baixa etc. Posso untar ou fazer alguma coisa para evitar isso? Obrigada!! Patricia

    ResponderExcluir
  27. Obrigado! Forre com umas duas camas de papel manteiga ou dover assa + leve e coloque a assadeira na grade mais alta do forno.

    ResponderExcluir
  28. Eduardo.
    Olá Maurício, tem algum jeito de guardar uma parte dessa massa para assar outro dia?

    ResponderExcluir
  29. Vc pode guardar na geladeira, aí depois retira, deixa sair um pouco o gelado e aí assa.

    ResponderExcluir
  30. Alguém sabe onde encontro farinha de centeio no Rio de Janeiro?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  31. Supermercados, cerealista e casas de produtos naturais.

    ResponderExcluir
  32. Esse pão fica perfeito!!!! E não tinha açúcar mascavo e coloquei o branco mesmo. Mesmo assim ficou igualzinho ao do Outback. Outra coisa, usei o ciclo Amassar da máquina de pão, mas depois deixei descansando ja na forma para assar no forno normal. A massa ficou bem levinha, mas realmente não cresce tanto quanto os outros pães.

    ResponderExcluir
  33. Maurício, você devia ganhar um prêmio pelos serviços prestados à comunidade de amantes de pão hahaha! Vou fazer essa receita, mas queria saber se posso diminuir a quantidade (até pra poder assá-lo só na máquina no ciclo Doces, pois a minha é pequena) e como ficariam as proporções nesse caso. Abraços!

    ResponderExcluir
  34. kkk obrigado. Pode reduzir na metade se quiser.

    ResponderExcluir
  35. Oba, valeu pela resposta! Esqueci de perguntar: nesse caso, como o pão passa o tempo todo dentro da máquina, o fubá só é polvilhado no final com ele pronto e assado?

    ResponderExcluir
  36. Aí vc polvilha só um pouco por cima antes de ele assar, qd já estiver crescendo.

    ResponderExcluir
  37. Olá querido ! Eu posso subistituir a farinha de centeio por amaranto ? Bjs obrigado

    ResponderExcluir
  38. Ola, Mauricio. Esse aqui foi o melhor pao que eu fiz seguindo as suas receitas. Fiz no ciclo DOCE. Ele cresceu bastante, ficou macio, e manteve uma estrutura firme. A fatia nao quebra na hora de cortar. Pra mim, esse é o equilibrio perfeito entre maciez x firmeza x densidade. Nas outras receitas suas (pao batata doce, 3 farinhas, batata doce com laranja) nao cheguei nesse equilibrio, mas sigo tentando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Com o tempo vc pega a pratica. Já deu uma olhada nas DICAS BASICAS ali no menu no topo? Abraços.

      Excluir
  39. Tive que vir aqui agradecer por essa receita.
    Tenho a máquina de pão, mas fui seguir uma receita do YouTube e me decepcionei tanto com o meu pão, não cresceu, ficou super pesado, difícil de comer.
    Ao me deparar com sua receita resolvi arriscar, fiz tudo na máquina no ciclo doce, meu pão ficou simplesmente fantástico!!!
    Igual ao do Outback, cresceu, ficou macio!
    Ameiiiiiiiii! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  40. Oi Maurício, posso dividir a massa em 4 partes e fazer tipo mini baguetes na forma retangular , com papel dove?

    ResponderExcluir
  41. Experimentei. Se ficou bom? Minha mulher adora pão australiano e disse que ficou "o melhor pão australiano que ela comeu na vida dela, simplesmente perfeito". Precisa dizer mais?

    ResponderExcluir
  42. Fiz ele essa semana e ficou excelente, fiz meia receita. Muito obrigado

    ResponderExcluir
  43. Mauricio foi Céu amei essa receita é digo que fica melhor que o original bem melhor aliás

    ResponderExcluir
  44. Fiz e ficou maravilhoso!!!!

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: