Focaccia


(Ciclo Amassar/Massa)
1 copo de água
1 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de azeite de oliva
1 dente de alho amassado
1 ½ colher de chá de alecrim
3 copos de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento biológico seco

Cobertura
Azeite de oliva à gosto
½ copo de tomates secos
½ copo de queijo parmesão ralado
Sal grosso e ervas à gosto

Retire a forma de assar de dentro da Máquina de Pão e adicione todos os ingredientes na ordem acima. Recoloque a forma na máquina. Selecione o ciclo, feche a tampa e pressione o botão Iniciar/Ligar.
Quando a massa estiver pronta, bem homogênea e macia, retire da forma e coloque em uma assadeira untada com azeite, cobrindo com um pano e deixando descansar por trinta minutos.
Com as pontas dos dedos aperte a massa até que ela ocupe toda a assadeira. Deixe descansar até a massa crescer e dobrar de volume, então aperte com o dedo indicador a massa a cada 2cm aproximadamente, fazendo um buraquinho mais fundo, porém sem furar a massa.
Regue toda a massa com bastante azeite de oliva e coloque os tomates secos, queijo parmesão sal e ervas.
Aqueça o forno à 200º por 10 minutos, depois coloque a forma com a massa e deixe assar até a borda da massa dourar. Deixar amornar, corte e sirva!

Dicas: Se desejar use apenas sal e ervas, ou outras coberturas ao seu gosto, como azeitonas, tomate cereja, presuntos especiais, salame, vegetais como abobrinha, berinjela, etc... use o que tiver ou o que a criatividade mandar!


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

2 comentários:

  1. Maurício,

    Essa receita está divina. Daqueles pães que são um crime pq não conseguimos parar de comer.

    Fiz dois, um segui a receita à risca, outro modifiquei um pouquinho, acrestando meio a meio de farinha integral e farinha branca e na cobertura coloquei sal grosso e alecrim espetadinho. Ambas ficaram formidáveis, melhor que a focaccia de muito restaurante bom.

    Obrigada por mais esta delícia!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Alecrim, fica ma ra vi lho as mesmo rs, concordo que é difícil parar de comer rs

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!