Meus Livros de Receitas
Ofertas de Máquina de Pão

Croissant Família Rápido


(Ciclo Amassar / Massa / Pizza e Assar)

Massa:
2/3 xícara de água em temperatura ambiente ou gelada
2 ovos
3 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
3 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de sopa de fermento biológico seco

Para folhar a massa:
1/2 xícara de manteiga ou margarina culinária em temperatura ambiente
1 colher de sopa de farinha de trigo

Complemento:
1 ovo batido para pincelar

Recheio:
Queijo branco com peito de peru
Queijo prato com presunto
Lombo canadense, catupiry e parmesão
Calabresa com catupiry...
...solte a sua criatividade, a massa é boa e aceita praticamente qualquer tipo de recheio.

Modo de fazer:
Na forma da máquina coloque os ingredientes líquidos, depois os secos e por último o fermento, programe a máquina no ciclo de amassar massas, quando a massa estiver bem homogênea retire-a da máquina, cubra com um pouco de farinha e leve a geladeira por no mínimo 20 minutos, se deixar mais não tem problema, enquanto isso misture os ingredientes para folhar e também leve para a geladeira. Após passado os 20 minutos, retire a massa da geladeira, e abra a numa espessura de uns 0,5cm, quanto mais rápido melhor, vá polvilhando com farinha para facilitar, espalhe toda a mistura para folhar sobre a massa aberta, dobre ao meio, e ao meio novamente e leve a geladeira por mais uns 15 a 20 minutos, abra novamente a massa, mas agora com mais cuidado para não rasgar, repita o processo de dobra e leve a geladeira mais uma vez e deixe descansar novamente, parece demorado ou difícil mas não é, é rápido e fácil e enquanto você espera o tempo de descanso em geladeira pode ir preparando ou separando o recheio que deseja usar.
Divida a massa ao meio, cortando com faca sem puxar ou esticar, abra em formato de quadrado e coloque o recheio, pode rechear bastante se quiser, a massa aguenta bem e não fica crua, enrole na diagonal, ou seja, de uma ponta do quadrado em direção a outra, faça como uma meia-lua e coloque na assadeira, pincele com a gema, coloque na forma da máquina, deixe crescer até dobrar de volume, programe o ciclo de Assar e deixe terminar.

Dicas: Quanto menos você deixar a massa fora da geladeira melhor, rende duas receitas, a outra metade da massa pode ser congelada e descongelada em geladeira antes de usar. Se desejar também pode manter em geladeira comum, na parte mais baixa por até dois dias. Depois é só abrir, rechear e assar. Nunca deixe a massa descongelar totalmente, pois assim ela crescerá e terá que ser assada na hora, não dará mais para congelar. Pode congelar assado também, depois é só aquecer em microondas ou forno. Gosto de pincelar com a gema jogar gergelim ou queijo parmesão ralado por cima da massa, depois que assa fica divino.

O rendimento é maravilhoso, também pode ser assado em forno convencional, e se desejar também pode fazer mini croissants, rende ainda mais.
É PROIBIDA a cópia e reprodução deste conteúdo em qualquer formato, seja texto, print, imagem, fotos ou impressos, e não é permitida a distribuição em outros canais, blogs, sites, grupos, impressos ou redes sociais. Conteúdo protegido por direitos autorais! Quer dividir ou enviar para alguém? Use os botões abaixo ou compartilhe apenas o link.






Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

2 comentários:

  1. Fiz a receita e deu super certo!
    muito prático!
    Parabéns pelas receitas!

    ResponderExcluir
  2. Olá Maurício. Parabéns pelo seus blogs e canal do Youtube. Sou seu fã. Quando é que você irá fazer um vídeo desta receita de croissant? Abraço.

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nos links de DICAS BÁSICAS abaixo da receita, como questões sobre variações, substituições ou dificuldades..., ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!

Veja também: