Croissant Família Rápido do Maurício

(Ciclo Amassar e Assar)

3 xícaras de farinha de trigo (aproximadamente)
2 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo
3 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
2 colheres de sopa rasas de açúcar
2 ovos batidos ligeiramente
1 colherinha de sal
½ xícara de água em temperatura ambiente ou gelada

Para folhar a massa:
100g de manteiga ou margarina culinária em temperatura ambiente
1 colher de sopa de farinha de trigo

Complemento:
1 ovo batido para pincelar

Recheio:Queijo branco com peito de peru
Queijo prato com presunto
Lombo canadensce, catupiry e parmesão
Calabresa com catupiry...
...solte a sua criatividade, a massa é boa e aceita particamente qualquer tipo de recheio.

Modo de fazer:
Ná máquina coloque os ingredientes líquidos, depois os secos e por último o fermento, programe a máquina no no cilco amassar somente, quando a massa estiver bem homogenea retire-a, cubra com um pouco de farinha e leve a geladeira por no mínimo 20 minutos, se deixar mais não tem problema, enquanto isso misture os ingredientes para folhar na mão mesmo, com um batedor ou colher, tembém leve a geladeira. Após passado os 20 minutos, retire a massa da geladeira, e abra a uma espessura de uns 0,5cm, quanto mais rápido melhor, vá polvilhando com farinha para facilitar, espalhe toda a mistura para folhar sobre a massa aberta, dobre ao meio, e ao meio novamente e leve a geladeira por mais uns 15 a 20 minutos, abra novamente a massa, mas aghora com mais cuidado para não rasgar, repita o processo de dobra e leve a geladeira mais uma vez e deixe descansar novamente, parece demorado ou difícil mas não é, é rápido e fácil e enquanto você espera o tempo de descanso em geladeira pode ir preparando ou separando o recheio que deseja usar. Divida a massa ao meio, cortando com faca sem puxar ou esticar, abra em formato de quadrado e coloque o recheio, pode rechear bastante se quiser, a massa aguenta bem e não fica crua, enrole na diagonal, ou seja, de uma ponta do quadrado em direção a outra, faça como uma meia-lua e coloque na assadeira, pincele com a gema e programe máquina no ciclo assar somente.

Dicas: Quanto menos você deixar a massa fora da geladeira melhor, rende duas receitas, a outra metade da massa pode ser congelada e descongelada em geladeira antes de usar. Se desejar tb pode manter em geladeira comum, na parte mais baixa por até dois dias. Depois é só abrir, rechear e assar. Nunca deixe a massa descongelar totalmente, pois assim ela crescerá e terá que ser assada na hora, não dá mais para congelar. Pode congelar assado também, depois é só aquecer em micro ou forno. Gosto de assim que pincelo com a gema jogar gergelim ou queijo parmesão ralado por cima,depois que assa fica divino.

O rendimento é maravilhoso, também pode ser assado em forno convencional, e se desejar também pode fazer mini-croissants, rende ainda mais.


Maurício Rodrigues

Olá friends, eu sou Maurício Rodrigues, Blogueiro e YouTuber...e este é o meu mundo! Adoro criar e ensinar receitas e dicas com eletrodomésticos, ferramentas e utensílios que facilitam a nossa vida na cozinha.

Obs: Todas as receitas deste blog são testadas e adaptadas por mim, fotos próprias ou de parceiros, créditos cedidos ou royaltfree.

Um comentário:

  1. Fiz a receita e deu super certo!
    muito prático!
    Parabéns pelas receitas!

    ResponderExcluir

Por favor, antes de perguntar veja se sua dúvida já está respondida no próprio texto da receita ou nas DICAS BÁSICAS, links ali no topo do blog no Menu, ou ainda aqui mesmo nos comentários. Obrigado!